PUBLICIDADE

Terra na Copa

Brasil faz 3 na Suécia e ameniza pressão sobre Mano Menezes

15 ago 2012 - 16h53
(atualizado às 17h26)
Compartilhar

Fábio de Mello Castanho
Direto de Estocolmo (Suécia)

Pressionado após o vice-campeonato olímpico em Londres, Mano Menezes ganhou um respiro nesta quarta-feira. Em amistoso comemorativo contra a Suécia no Estádio Rasunda, em Estocolmo, a Seleção Brasileira dominou a partida e venceu por 3 a 0, com todos os gols marcados por centroavantes: um de Leandro Damião e dois de Alexandre Pato.

» Veja como foi Suécia x Brasil

» Compare as obras para Brasil 2014 em relação a África do Sul 2010

» Quem é o presidente ideal para a CBF? Veja "candidatos" e vote no melhor

O resultado serve para atenuar a pressão sobre o técnico do Brasil. No último sábado, a equipe perdeu por 2 a 1 para o México, no Estádio de Wembley, mantendo a sina de não conseguir conquistar a medalha de ouro olímpica.

Para enfrentar a Suécia, a base olímpica foi mantida por Mano Menezes no amistoso que homenageou os finalistas da Copa do Mundo de 1958. Na final daquela competição, o Brasil de Pelé venceu os anfitriões por 5 a 2 no mesmo Estádio de Rasunda, que recebeu nesta quarta-feira a última partida entre seleções de sua história - será demolido.

Na comparação para o time derrotado pelo México, houve espaço para algumas novidades: o lateral direito Daniel Alves e os volantes Paulinho e Ramires, que não estiveram na Olimpíada, foram titulares.

Com o domínio da partida desde o início, o Brasil poderia ter aberto o placar já aos 17min do primeiro tempo, quando Neymar aproveitou o rebote após chute de Leandro Damião e balançou as redes; equivocadamente, a arbitragem assinalou impedimento. Aos 31min, o próprio Neymar fez cruzamento preciso para Damião fazer 1 a 0, batendo com um cabeceio o goleiro Isaksson.

Na segunda etapa, a Suécia melhorou ligeiramente e chegou a ter grande chance para empatar aos 32min, mas Toivonen, livre na grande área, concluiu mal a jogada iniciada com passe de Hysén.

Na sequência, Alexandre Pato decidiu a partida. O atacante, que havia entrado em campo aos 29min da segunda etapa no lugar de Damião, marcou pela primeira vez aos 38min: Hulk arriscou de fora da área e, após desvio do jogador do Milan, a bola sobrou para Daniel Alves, que tocou para Pato balançar as redes.

Dois minutos depois, o próprio Pato deu números finais ao placar: ele recebeu passe de Ramires e foi derrubado dentro da grande área por Wernbloom; na cobrança, o centroavante chegou a escorregar, mas deslocou Isaksson ao finalizar no centro do gol - 3 a 0 e mais tranquilidade para Mano Menezes, cuja equipe volta a atuar em setembro para uma série de três amistosos no Brasil, diante de África do Sul, China e Argentina.

FICHA TÉCNICA

SUÉCIA 0 x 3 BRASIL

Gols:

BRASIL: Leandro Damião, aos 31min do 1º tempo; Alexandre Pato, aos 38min e aos 40min do 2º tempo

SUÉCIA: Isaksson; Granqvist, Olsson, Safari e Larsson; Elm (Svensson), Wernbloom, Holmen e Berg (Hýsen); Wilhelmsson (Kacaniklic) e Toivonen.
Técnico: Erik Hamrén.

BRASIL: Gabriel; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz (Dedé) e Alex Sandro; Rômulo, Paulinho e Ramires; Neymar (Lucas), Oscar (Hulk) e Leandro Damião (Alexandre Pato).
Técnico: Mano Menezes.Cartões Amarelos


SUÉCIA: Larsson e Wernbloom
BRASIL: Thiago Silva

Árbitro
Viktor Kassai (Hungria)

Local
Estádio Rasunda, em Estocolmo (Suécia)

Leandro Damião marcou primeiro gol do amistoso que homenageou finalistas da Copa do Mundo de 1958
Leandro Damião marcou primeiro gol do amistoso que homenageou finalistas da Copa do Mundo de 1958
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade