PUBLICIDADE

Neymar

Brasil prova dependência de Neymar no pior momento possível

Time de Felipão nunca começou uma partida sem a presença do camisa 10, fora da Copa por causa de uma fratura na vértebra

5 jul 2014 - 06h33
(atualizado às 12h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A tão falada “Neymardependência”, assunto que marcou toda a preparação para a Copa do Mundo, será colocada à prova no momento que a Seleção Brasileira mais precisa de Neymar. O camisa 10 está fora do Mundial, situação que fará o técnico Luiz Felipe Scolari escalar pela primeira vez o time sem seu maior astro na semifinal contra a Alemanha, terça-feira, às 17h (de Brasília), em Belo Horizonte.

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Neymar esteve entre os titulares de Felipão nos 25 jogos realizados desde seu retorno em fevereiro de 2013. Marcou 14 gols. Nenhum outro jogador tem números parecidos. Desde o início do ciclo desta Copa, com Mano Menezes, o atacante só perdeu seis duelos de 52 disputados. De longe é o mais escaldo no período.

Sem saber como é jogar sem Neymar, o Brasil voltará a disputar uma semifinal de Copa do Mundo após 12 anos com dúvidas de como será este desafio. Ainda abalada pela notícia, a Seleção usou o discurso de que o grupo é forte e tem condições de manter a competitividade sem o camisa 10.

“A Seleção não é só Neymar. Nestas horas que o grupo mostra a força”, disse o capitão Thiago Silva, que indicou o meia-atacante Willian como um possível substituto. Porém, a opção de Felipão é uma incógnita e será revelada apenas depois de treinos nesta semana.

Serve de alento o fato de o Brasil resolver o jogo contra a Colômbia sem precisar de Neymar. Antes da contusão, já no final das quartas de final, o camisa 10 fazia sua pior partida na Copa do Mundo.

Errando muito, o atacante se despediu com quatro dribles errados em seis tentativas, três finalizações sem direção, oito passes errados e 12 perdas de bola. Os números são da Footstats. Contra o Chile Neymar já havia ficado abaixo da expectativa.

Historicamente a Seleção tem mais dificuldades de vencer quando o camisa 10 esteve apagado. Contando apenas o período sob comando de Felipão, com o atacante pouco inspirado o Brasil perdeu uma partida e empatou outra contra a Inglaterra, ficou no 1 a 1 com a Rússia ganhou apertado da Sérvia e sofreu sua última derrota, em agosto contra a Suíça.

Neymar fratura vértebra e está fora da Copa 2014:
Jogar por Neymar

A ausência do camisa 10 pode provocar na Seleção uma revolução nas palavras de Thiago Silva. O capitão evitou dizer que jogaria por Neymar, mas disse que a situação pode forçar uma superação.

“De repente esse momento pode marcar uma revolução nossa, sabe. Vamos ganhar a Copa pelo Neymar porque ele esperou tanto por este momento? Pode acontecer de novo e no próximo jogo daremos a vida como sempre”, disse.

Jogos sem Neymar desde agosto de 2010

Brasil 3 x 0 Irã

Brasil 2 x 0 Ucrânia

Brasil 0 x 1 França

Brasil 2 x 0 Gabão

Brasil 2 x 0 Egito

Brasil 3 x 1 Dinamarca

Veja os gols em 3D da Copa Veja os gols em 3D da Copa

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade