PUBLICIDADE

Terra na Copa

Brasília: polícia impede manifestação de entrar na Fan Fest

Cerca de 80 manifestantes tentaram entrar no chamado perímetro Fifa; dois foram presos

12 jun 2014 - 16h44
(atualizado às 18h13)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Militar do Distrito Federal impediu nesta quinta-feira um protesto de entrar no chamado “perímetro Fifa”, em Taguatinga, onde está localizado o Fifa Fan Fest do Distrito Federal. Duas pessoas foram detidas, e os cerca de 80 manifestantes dispersaram antes do início da partida entre Brasil e Croácia, que acontece em São Paulo.

Jovem é detido em manifestação em Taguatinga, no Distrito Federal
Jovem é detido em manifestação em Taguatinga, no Distrito Federal
Foto: Fernando Diniz / Terra

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

No local limite para as manifestações, a PM utilizou cassetetes e spray de pimenta contra manifestantes, que não reagiram. Uma faixa do grupo foi arrancada. A PM informou ter detido os dois integrantes para averiguação.

Integrantes do Comitê Popular da Copa começaram a organizar o movimento na Praça do Relógio, no centro de Taguatinga. O objetivo era divulgar uma série de protestos durante a Copa do Mundo, “a Copa das Manifestações”. “O objetivo não é mais apenas perguntar para quem é essa Copa, mas estamos vendo cerceada a liberdade de manifestação. A gente não quer perder esse direito”, disse um dos líderes do grupo, Thiago Ávila, 27 anos.

No início da caminhada, Thiago já havia tentado negociar com a PM, que avisou sobre a impossibilidade de chegar na Fan Fest com uma manifestação. Oficiais da polícia também anteciparam que a panfletagem não seria permitida.

Integrantes do Comitê Popular da Copa caminharam em direção à Fan Fest
Integrantes do Comitê Popular da Copa caminharam em direção à Fan Fest
Foto: Fernando Diniz / Terra

A caminhada seguiu por avenidas de Taguatinga, onde a manifestação atrapalhou o trânsito, ocupando faixas numa região de intenso fluxo de veículos. Na chegada ao perímetro de 2 km em torno do Taguaparque, onde ocorre a Fan Fest, policiais fizeram um cordão de isolamento. Os manifestantes tentaram negociar de deixar as faixas no local e seguir apenas para panfletar, mas foram impedidos de entrar em grupo. A PM informou que eles precisariam voltar ao ponto de partida e desmobilizar.

“A manifestação é legítima daqui para lá, para cá não pode passar. É perímetro Fifa”, disse o coronel Neviton Pereira, em relação ao espaço delimitado pela Lei Geral da Copa, sancionada em 2012 pela presidente Dilma Rousseff.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade