publicidade
14 de fevereiro de 2014 • 07h48

Chineses miram mercado brasileiro, e compram CT padrão Fifa da Traffic

O centro de treinamento do Desportivo Brasil, em Porto Feliz, receberá a preparação de Honduras para a Copa
Foto: Divulgação
  • Dassler Marques
    Direto de São Paulo
 

Investidores chineses de nome guardado a sete chaves definiram a compra da Academia de Futebol da Traffic, o Centro de Treinamento do Desportivo Brasil, clube da empresa. Localizado em Porto Feliz, o espaço recebeu o selo da Fifa para a Copa do Mundo e será sede da seleção de Honduras na preparação para o Mundial. 

Vender o espaço não estava nos planos da Traffic, surpreendida por uma oferta considerada irrecusável - "três vezes maior que o valor do espaço, um padrão jamais visto antes ou esperado", segundo um funcionário da empresa ouvido pelo Terra. A proposta foi entregue pelo agente Fifa indonésio Joseph Lee.

Detalhes finais seguem em discussão para que o negócio seja formalizado, mas a Traffic já considera a Academia de Futebol uma página virada. Considerado um projeto que deu certo, o Desportivo Brasil, clube formador da empresa, seguirá em novo espaço a ser ainda comprado ou alugado. Não é considerada a hipótese de que o Desportivo encerre atividades. 

Inicialmente, a própria Traffic será gestora da Academia de Futebol, e a venda não afeta participação de Honduras. O nome do comprador é de conhecimento de poucas pessoas da empresa. São três as possibilidades especuladas: um clube da primeira divisão chinesa interessado em intercâmbio de atletas no Brasil, um clube chinês disposto a abrir uma filial no futebol brasileiro ou o Comitê Olímpico Chinês com os Jogos de 2016 na mira. 

A oferta foi levada à Traffic por Lee, responsável por todos os grandes negócios no futebol que envolvem China e Brasil nos últimos anos. Foi ele o agente que intermediou as transferências de Montillo, Aloísio, Cuca, Elkeson, Vagner Love e muitas outras. 

Localizado em Porto Feliz, a 100km de São Paulo, a Academia de Futebol tem 156 mil metros quadrados de área e cinco campos oficiais de futebol, além de campo para treino de goleiros e outros para fundamentos em gramado de primeira linha.  Além disso, tem departamento médico, fisiológico, área de fisioterapia, academia e alojamento para mais de 200 pessoas, entre outras facilidades. 

Terra