PUBLICIDADE

Terra na Copa

COL pede "aprendizado" de todas as sedes de 2014 com Copa das Confederações

16 mai 2013 - 14h21
(atualizado às 14h28)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Em balanço, COL fez projeção para 2013 e 2014; Ronaldo fez entrega simbólica de uniformes</p>
Em balanço, COL fez projeção para 2013 e 2014; Ronaldo fez entrega simbólica de uniformes
Foto: Daniel Ramalho / Terra

O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL), que também se responsabiliza pela Copa das Confederações de 2013, se reuniu nesta quinta-feira no Rio de Janeiro para fazer um balanço das preparações para o evento-teste deste ano para o próximo Mundial de futebol. Liderada por Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, a comitiva contou com Ronaldo (integrante do COL), José Maria Marín, Marco Polo del Nero (presidente e vice da CBF) e Aldo Rebelo, ministro dos esportes.

Aldo se mostrou satisfeito com a preparação das seis cidades-sede da Copa das Confederações (Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza, Recife e Belo Horizonte), fazendo uma série de elogios aos comitês locais. Ainda assim, o ministro prometeu que as cidades que recebem a Copa de 2014 e que não receberão jogos em 2013 (São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Cuiabá e Natal) atuarão em conjunto para antecipar os problemas que podem aparecer no próximo ano, buscando soluções antecipadas.

“A este esforço final, já estarão integradas as cidades-sede da Copa do Mundo para encontrar problemas e soluções comuns que são enfrentados na Copa das Confederações, e que integram o mesmo rol de desafios para a Copa de 2014. Creio que o Brasil cumpre, com muito esforço, todos os compromissos que assumiu para a realização da Copa das Confederações”, disse Aldo Rebelo.

Neste sentido, o ministro destacou ainda o envolvimento de diversos órgãos do governo federal, como ministérios “e outras instituições”, além de prefeituras, governos estaduais e do COL, “para detalhar e integrar as equipes e os esforços operacionais para a Copa das Confederações”. Segundo Aldo, a partir desta sexta-feira, mais reuniões devem ser feitas entre os organizadores para alinhas detalhes – não só para a competição de 2013, mas também para a Copa do Mundo de 2014.

“Eu creio que essa reunião marca o desfecho do esforço de preparação do Brasil, dos estados, das cidades-sede e do Comitê Organizador Local para a Copa das Confederações, embora nós ainda realizaremos mais reuniões de integração dos planos operacionais a partir de amanhã – a primeira, aqui no Rio de Janeiro”, disse, otimista. “O mundo tem uma expectativa diferenciada de qualquer evento relacionada ao futebol que acontece no Brasil – principalmente a Copa do Mundo, mas também da Copa das Confederações”, completou.

Voluntários ganham uniformes

Anunciados por Ronaldo, três voluntários simbolizaram todos os selecionados que foram aprovados para os trabalhos na Copa das Confederações. O trio recebeu os primeiros uniformes para os trabalhos na competição, que será disputada entre 15 e 30 de junho.

“Foram quase 100 mil inscritos para a Copa das Confederações. Com certeza, vão receber todo mundo dessa competição com carinho e alegria”, disse Ronaldo, dedicando boa sorte aos três e a todos os demais. “O seu Djalma, por exemplo, é nosso voluntario mais jovem, com 76 anos, participando dessa magnifica oportunidade. Parabéns, seu Djalma”, completou, brincando com um dos três selecionados.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade