PUBLICIDADE

Terra na Copa

Costa do Marfim derrota Japão de virada por 2 a 1 pelo Grupo C

15 jun 2014 - 00h38
(atualizado às 00h44)
Compartilhar

A Costa do Marfim precisou de apenas dois minutos no segundo tempo para vencer o Japão de virada na estreia de africanos e asiáticos pelo Grupo C, na última partida deste sábado pela Copa do Mundo disputada na Arena Pernambuco.

Os japoneses saíram na frente com um chute de Keisuke Honda da entrada da área aos 15 minutos de jogo. Os marfinenses reagiram no segundo tempo, com dois gols de cabeça, primeiro com Wilfried Bony aos 19 e com Gervinho um minuto depois.

A Costa do Marfim começou a partida com o meio-campo Yaya Touré como titular. Touré, um dos principais nomes da seleção marfinense, era dúvida até pouco antes do início da partida por problemas físicos. Outra estrela da equipe africana, o veterano Didier Drogba, de 36 anos, estava no banco de reservas.

Em um jogo sem um elevado nível técnico, disputado em grande parte debaixo de chuva, o Japão abriu o placar com Honda. Depois de uma cobrança de escanteio, o jogador do Milan recebeu na entrada da área marfinense, dominou bem e finalizou sem chance para o goleiro Boubacar Copa.

Em desvantagem, os africanos tinham mais volume de jogo, mas sem muita inspiração. O Japão ameaçava nos contra-ataques, sempre com rápidas trocas de passes entre seus principais jogadores, Honda e Shinji Kagawa.

Pela Costa do Marfim, Arthur Boka levou perigo duas vezes. Aos trinta, ele cobrou uma falta que passou perto do gol de Eiji Kawashima.

Aos 35, Boka arriscou de longe na sobra de um escanteio. E o goleiro japonês espalmou com dificuldade. O ataque marfinense ainda ficou com o rebote, mas o juiz marcou um impedimento duvidoso.

A primeira etapa terminou com o Japão sem muitos problemas para segurar a vantagem, defendendo bem e dificultando a saída de bola da Costa do Marfim.

O segundo tempo não começou muito diferente, até a entrada de Didier Drogba.

Aos 12, Yaya Touré invadiu a área e foi travado por Yoshida. Os marfinenses pediram pênalti.

A torcida marfinense se animou quando a grande estrela do país começou a aquecer. Eles já podiam prever que a entrada do craque seria decisiva.

Aos 16, Drogba substituiu Serey Die para colocar fogo no confronto. Três minutos depois, Touré cruzou da direita na medida para Bony empatar o jogo de cabeça.

O Japão não teve tempo para se recompor. Novo cruzamento, desta vez de Serge Aurier para Gervinho. O jogador do Roma não perdoou e a Costa do Marfim assumiu a dianteira no placar.

O Japão não conseguia levar perigo e Drogba quase fez o seu. Aos 36 minutos, cobrou uma falta que Kawashima conseguiu espalmar.

Salomon Kalou fez boa jogada pela direita aos 39, viu Drogba entrando na área, e o craque não marcou por pouco. O chute desviou na zaga e passou muito perto da trave.

No fim, a vitória da Costa do Marfim foi merecida. Os marfinenses enfrentam agora os colombianos no dia 19 em Brasília, na disputa pelo primeiro lugar do Grupo C. No mesmo dia, o Japão joga contra a Grécia em Natal, em um choque que pode definir o destino de uma das duas seleções neste Mundial do Brasil.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade