PUBLICIDADE

Terra na Copa

Costa Rica e Grécia duelam por histórica vaga nas quartas de final da Copa

28 jun 2014 - 14h11
Compartilhar

As surpreendentes Costa Rica e Grécia farão duelo histórico neste domingo às 17h (horário de Brasília) na Arena Pernambuco, em que o classificado garantirá inédita vaga nas quartas de final da Copa do Mundo, entrando pela primeira vez no seleto grupo das oito melhores seleções da competição.

As duas seleções, cada uma a sua maneira, garantiu de maneira emblemática a classificação na fase de grupos. Os costarriquenhos foram a maior "zebra" deste Mundial, ao terminar na primeira colocação no grupo D, que tinha nada menos que três campeões mundiais: Uruguai, Itália e Inglaterra.

Os gregos, por sua vez, enfim superaram a barreira da primeira fase, em sua terceira participação em Copas. Depois de perder para Colômbia e empatar com o Japão, a seleção europeia estava sendo eliminada até os 47 do segundo tempo contra Costa do Marfim. Foi neste momento que Samaras cobrou pênalti, garantiu vitória por 2 a 1 e a vaga.

Quem vencer se sair melhor no confronto que acontecerá na Arena Pernambuco pegará nas quartas de final o vencedor do jogo entra México e Holanda, que será disputado também neste domingo, às 13h (horário de Brasília), no Castelão, em Fortaleza.

Para os costarriquenhos, a partida conta com uma mudança de perspectiva. Até agora, 'Los Ticos' jogaram sempre como franco-atiradores contra campeões mundiais. Agora, será a vez de assumir papel de favorito, devido a boa campanha. Para evitar tensão, o objetivo é estar na frente do placar o quanto antes.

"É crucial para nós, marcarmos rapidamente no jogo, sobretudo porque sabemos que a Grécia se fecha muito bem", disse o auxiliar-técnico da seleção, Luis Marín.

Para o jogo deste sábado, o comandante da seleção, José Luis Pinto, deverá levar a campo o mesmo time dos dois primeiros jogos, contra uruguaios e italianos. O meia-atacante Christian Bolaños, poupado contra os ingleses, voltará ao time titular.

A Grécia, por sua vez, ainda convive com dúvida quanto ao goleiro titular, já que Orestis Karnezis se contundiu no primeiro tempo da partida contra os marfinenses e ficou fora dos treinos desta semana. O substituto direito é Panagiotis Glykos.

Já Panagiotis Kone, outro que se lesionou na última partida, é desfalque praticamente certo. Em seu lugar deverá jogar Andreas Samaris. No meio, Kostas Katsouranis deverá reaparecer no time após cumprir suspensão, substituindo Georgios Karagounis.

O técnico português Fernando Santos não escondeu o que pretende fazer, não só contra Costa Rica, mas até o fim da competição para os gregos, independente de qualquer crítica ou acusação de utilizar retranacs.

"No futebol, um ataca e o outro defende. Nós sabemos nos defender bem e somos muito bons no contra-ataque", sintetizou o comandante da seleção grega.

Prováveis escalações:

Costa Rica: Navas; González, Umaña e Oscar Duarte; Gamboa, Borges, Díaz, Ruiz e Tejeda; Campbell. Técnico: Jorge Luis Pinto.ç

Grécia: Karnezis (ou Glykos); Torosidis, Manolas, Papastathopoulos e Holebas; Samaris, Maniatis, Katsouranis e Salpingidis; Christodoulopoulos e Samaras. Técnico: Fernando Santos

Árbitro: Benjamin Williams (Austrália), auxiliado pelos compatriotas Matthew Cream e Hakan Anaz.

Estádio: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

EFE   
Compartilhar
Publicidade