PUBLICIDADE

Terra na Copa

Costa Rica e Grécia sonham com classificação histórica em duelo inesperado

28 jun 2014 - 09h14
(atualizado às 10h22)
Compartilhar

Costa Rica e Grécia, duas surpresas da primeira fase, se enfrentam no domingo em Recife (17H00) em um confronto inesperado de oitavas de final da Copa do Mundo do Brasil, com o objetivo comum de conquistar a classificação para as quartas pela primeira vez.

Os gregos já fizeram história ao avançar pela primeira vez para as oitavas, enquanto os costarriquenhos repetem sua melhor campanha, a do Mundial da Itália-1990, quando foram eliminados nesta fase pela então Tchecoslováquia por 4-1.

Mas Costa Rica atual, treinada pelo colombiano Jorge Luis Pinto, deseja mais e conquistou, com muitos méritos, o título de equipe sensação da Copa.

A seleção da América Central foi líder no Grupo D, considerada a 'chave da morte', e saiu invicta da primeira fase, com vitórias sobre Uruguai (3-1) e Itália (1-0), além de um empate com a Inglaterra (0-0) quando já estava classificada para as oitavas.

A campanha impressionante na primeira fase leva muitos comentaristas a considerar a Costa Rica favorita para o jogo de domingo.

"Queremos continuar assim. O que vem agora é muito difícil, mas temos confiança. Enfrentamos equipes difíceis. Aspiramos mais, queremos mais", disse o técnico Jorge Luis Pinto, que no entanto rejeitou a condição de "favorito".

Superar a Grécia fará do atual time da Costa Rica, liderado por Joel Campbell, Keylor Navas e Bryan Ruiz, o melhor da história do país.

Na Grécia, a partida contra a Costa Rica é encarada como uma possibilidade real de avançar às quartas de final. Mas as declarações da comissão técnica demonstram muito respeito pelo rival.

"Vamos estudá-los, refletir. Precisamos ter muito cuidado, terminaram em primeiro lugar no 'grupo da morte'. Não podemos subestimá-los", disse o técnico da Grécia, o português Fernando Santos, que deixará a seleção ao fim da Copa do Mundo.

Os gregos conseguiram um pequeno milagre na primeira fase. Um gol de pênalti de Georgios Samaras aos 47 minutos do segundo tempo contra a Costa do Marfim garantiu a vitória de 2-1 na última rodada do Grupo C e uma classificação inesperada para as oitavas de final.

Konstantinos Katsouranis, que cumpriu uma partida de suspensão contra os africanos, retorna ao time, enquanto Panagiotis Koné é considerado dúvida por uma lesão. O goleiro Orestis Karnezis, substituído na última partida, também não tem a escalação garantida.

Mas a seleção da Grécia já mostrou que é especializada em façanhas e a torcida lembra do surpreendente título da Eurocopa de Portugal-2004. Na atual equipe estão dois jogadores que viveram o milagre de Lisboa, Katsouranis e o capitão Giorgos Karagounis.

COSTA RICA: Keylor Navas - Cristian Gamboa, Óscar Duarte, Giancarlo González, Michael Umaña, Júnior Díaz - Bryan Ruiz (cap), Celso Borges, Yeltsin Tejeda, Christian Bolaños - Joel Campbell. DT: Jorge Luis Pinto (COL).

GRÉCIA: Orestis Karnezis ou Panagiotis Glykos - Vasilis Torosidis, Konstantinos Manolas, Sokratis Papastathopoulos, José Holebas - Dimitrios Salpingidis, Ioannis Maniatis, Konstantinos Katsouranis, Georgios Karagounis (cap), Lazaros Christodoulopoulos - Georgios Samaras. DT: Fernando Santos (POR).

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade