1 evento ao vivo

David Luiz pode ser o Edmilson de 2014, dizem ingleses

25 dez 2012
09h01
atualizado às 09h04
  • separator
  • 0
  • comentários

Sob o comando do espanhol Rafa Benítez no Chelsea, o brasileiro David Luiz deixou de ser zagueiro para se tornar meio-campo, mudança que agradou à crítica britânica e pode ser reproduzida na Seleção Brasileira, de acordo com análise do jornalista Tim Vickery, especialista em futebol sul-americano da rede BBC. Assim, se torna esperança para a Copa do Mundo de 2014, quando pode repetir a função que Edmílson cumpriu em 2002 sob o comando de Luiz Felipe Scolari.

Apesar de elogios, David Luiz também recebeu críticas por "lapsos" sofridos nas partidas
Apesar de elogios, David Luiz também recebeu críticas por "lapsos" sofridos nas partidas
Foto: Reuters

Um conjunto de fatores contribui para que essa hipótese seja cogitada pelos ingleses, a começar pela volta de Scolari à Seleção Brasileira e o fato de o setor defensivo ser um dos problemas, especialmente com laterais que melhor atacam do que defendem, como Marcelo e Daniel Alves. Em 2002, a ofensividade de Cafu e Roberto Carlos foi contrabalanceada com Edmílson, um meio-campo que se tornou terceiro zagueiro, fazendo ora uma função, ora outra. Agora, pode ser a vez de David Luiz.

Para Vickery, a lembrança de Edmilson ficou muito clara ao ver David Luiz atuar no meio-campo pela primeira durante o Mundial de Clubes no Japão, na semifinal contra o Monterrey. “Motivos existem, para dar uma proteção extra”, escreveu o especialista, que vê no brasileiro do Chelsea uma destaque: a qualidade no passe, com “mais aptidão do que quase todos os que o Brasil escalou no meio-campo nos últimos tempos”. O problema, segundo análise, são os lapsos que o jogador costuma sofrer.

Eles ocorrem principalmente quando se aventura no ataque, deixando buracos no setor defensivo, ou então por falta de atenção, quando é pego desprevenido. “Uma lição que o Brasil aprendeu na última Copa do Mundo é que não é necessário um jogo ruim para ser eliminado, ou mesmo um tempo ruim. Quinze minutos desastrosos podem ser suficientes. David Luiz pode ser confiável quando os riscos são tão altos?”, indaga Tim Vickery, relembrando Felipe Melo em 2010, na África do Sul.

Por enquanto, David Luiz está em alta. De acordo com o jornal London Evening Standard, ele foi elogiado por Frank Lampard por suas atuações como meio-campo. “Scolari dará uma chance? David Luiz não precisará viajar para descobrir. Sua primeira chance será em um amistoso contra a Inglaterra em Wembley, em 6 de fevereiro”, conclui Tim Vickery, da BBC.

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade