PUBLICIDADE
Logo do Seleção Brasileira

Seleção Brasileira

Favoritar Time

Discussões e ofensa: lembre polêmicas de Dunga na Seleção

22 jul 2014 - 11h06
(atualizado às 11h11)
Compartilhar
Exibir comentários

A lista é extensa: Alex Escobar, Jérôme Valcke, Johan Cruyff, Ricardo Teixeira, Ronaldinho, Vanderlei Luxemburgo e até o ex-presidente Lula. Todos eles têm algo em em comum: envolveram-se em polêmicas por causa do técnico Dunga durante a passagem dele pela Seleção Brasileira. Sempre com personalidade forte, o gaúcho reassumiu a equipe nacional nesta terça-feira e gera lembranças desses problemas do passado.

A maioria das polêmicas aconteceu publicamente, por meia da imprensa. Alguém criticava ou discordava de Dunga e prontamente o técnico rebatia, sem qualquer filtro. É uma coragem pouco vista no futebol de hoje, então chama atenção do mundo inteiro, inclusive astros e dirigentes internacionais.

As polêmicas de Dunga também aconteceram por causa de convocações. Desde 2006, em que começou a chamar jogadores questionáveis, até 2010, quando deixou de levar jogadores populares para a Copa do Mundo na África do Sul.

Na maioria dos casos, os problemas não tiveram consequências graves. Foram apenas palavras ao vento e superadas posteriormente. Ele chegou a pedir desculpas. Mas nem tudo será esquecido, ainda mais agora, que Dunga está em evidência máxima novamente.

Lembre nove polêmicas de Dunga durante a passagem dele pela Seleção Brasileira:

<p>Atualmente Afonso Alves está no Al-Gharafa, do Catar</p>
Atualmente Afonso Alves está no Al-Gharafa, do Catar
Foto: Getty Images
Convocações exóticas

Outra lista extensa: Ilsinho, Alex Silva, Gladstone, Dudu Cearense, Fabio Simplício, Jonatas e Bobô. Atualmente é difícil pensar que todos eles já estiveram na Seleção Brasileira. Mas todos eles foram chamados por Dunga e vestiram a amarelinha. O caso que mais chamou atenção foi o de Alex Afonso, que jogava em um time pequeno da Holanda, Heerenveen, estava em boa fase e foi convocado. Ele teve atuação pífia e virou piada.

Ricardo Teixeira é presidente e técnico?

A possibilidade de convocar jogadores acima de 23 anos para a Olimpíada de 2008 gerou uma divergência. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, deu declarações públicas pedindo Ronaldinho na equipe. De acordo com a Folha de S. Paulo, ele também ordenou a convocação dele nos bastidores. Dunga teria aceitado, mesmo contrariado. O time voltou com a medalha de bronze, e Ronaldinho ficou marcado por usar o celular no pódio.

Dunga x Luxemburgo

A pressão sobre Dunga aumentou após o resultado na Olimpíada e até um companheiro de profissão o criticou. Luxemburgo era candidato a ser o novo técnico do Brasil e não aliviou. Mas Dunga respondeu à altura: "O Luxemburgo já esteve na Seleção, teve um ano para preparar a seleção olímpica e não trouxe uma medalha. Antes de falar alguma coisa, ele deveria pensar que também não ganhou nada com a Seleção em Jogos. Quem não trouxe uma medalha está mais chateado do que nós"

Técnico da Seleção Brasileira, Dunga, cumprimenta presidente Lula
Técnico da Seleção Brasileira, Dunga, cumprimenta presidente Lula
Foto: EFE
Técnico do Brasil x Presidente do Brasil

Em 2008, o então presidente Lula disparou críticas à Seleção Brasileira e fez elogios à Argentina. O goleiro Júlio César chegou a pedir para que Lula se mudasse para o país vizinho. Dunga não deixou por menos e se defendeu: "talvez o presidente não esteja a par da rivalidade, dos últimos resultados. O último título da Argentina foi em 1993. Depois disso, o Brasil ganhou vários, inclusive duas Copas do Mundo".

Meninos da Vila fora da Copa

Revelados em 2009 e campeões estaduais em 2010, Neymar e Paulo Henrique Ganso estavam encantando o Brasil naquela época. Mas não encantaram Dunga. O técnico sequer deu chances a eles no último amistoso antes da Copa e foi muito criticado por isso. Alexandre Pato era outro jogador pedido por alguns torcedores. A situação só piorou por causa das convocações de jogadores rejeitados, como Felipe Melo, Kléberson e Grafite

Dunga x Jérôme Valcke

É verdade que a polêmica sobre a bola Jabulani, durante a Copa do Mundo de 2010, envolveu dezenas de jogadores e dirigentes. A bola era ruim e foi criticada por todos. Valcke, secretário-geral da Fifa, defendeu a Jabulani e foi retrucado por Dunga: "se ele jogar e testar a bola, vai ter uma opinião diferente. Agora, um cara que nunca entrou em campo, não dá um chute na bola, não sabe do gramado, só sabe falar".

Dunga e jornalistas desempregados

Durante a Copa, quando a Inglaterra fez um gol mal anulado, o mundo passou a discutir o uso da tecnologia no futebol. Enquanto quase todos eram a favor, Dunga foi na contramão: “se colocarem a questão eletrônica no futebol, vão acabar com a discussão e vocês (jornalistas) não vão ter o que escrever. Muita gente vai perder o emprego. Se futebol não tiver discussão e nem polêmica, vocês não estariam aí e nem eu aqui".

"Cagão de m..."

A relação de Dunga com a imprensa nunca foi boa. Ele bateu de frente até com a Rede Globo, proibindo privilégios que a emissora costuma ter. Mas o apíce desse problema aconteceu em 2010. Durante uma entrevista coletiva na Copa do Mundo, Dunga viu o repórter Alex Escobar, da Rede Globo, conversar no telefone e balançar a cabeça. O técnico parou o que estava falando e questionou Alex se tinha algum problema. Além disso, chamou o repórter de "cagão de m...". De acordo com a Rede Globo, Alex estava apenas informando que as entrevistas com jogadores do Brasil tinham sido vetadas. O técnico teria sido principal articulador do veto, mas a emissora não confirmou isso.

<p>Alex Escobar agora é narrador e não vai encontrar com Dunga frequentemente</p>
Alex Escobar agora é narrador e não vai encontrar com Dunga frequentemente
Foto: Jorge Rodrigues Jorge / Carta Z Notícias

Dois anos depois, quando Dunga deu uma entrevista exclusiva para a Rede Globo, Alex Escobar fez um vídeo em que pedia desculpas pelo ocorrido e até afirmou que queria abraçar o treinador. Dunga também se desculpou e tudo ficou em paz entre eles.

Dunga x Cruyff

Apesar de avançar para as oitavas de final da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira foi criticada por não jogar bonito. O lendário Johan Cruyff disse que não pagaria para ver a equipe jogar. Dunga novamente respondeu à altura: "ele deve ter ingresso de graça da Fifa, por isso não paga. Ele tem bastante partida para escolher e cada um opta pela que quiser".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade