PUBLICIDADE

Terra na Copa

Eliminatórias sul-americanas entram na reta final com Uruguai em apuros

10 jun 2013 - 20h04
Compartilhar

A quatro rodadas do fim, as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo do Brasil-2014 começam a ter cara de decisão para seleções de peso como o Uruguai, que ocupa apenas a sétima posição, fora da zona de classificação.

Os quatro primeiros garantem vaga direta e o quinto disputa a repescagem contra o quinto colocado das eliminatórias asiáticas.

A 'Celeste', campeã da Copa América e melhor seleção do continente na última Copa do Mundo, quando ficou na terceira posição em 2010 na África do Sul, vem caindo de produção nos últimos meses.

Nesta terça-feira, visita a surpreendente Venezuela em Puerto Ordaz e precisa vencer fora de casa para manter vivo o sonho de disputar o Mundial no Brasil, onde viaja nesta semana para disputar a Copa das Confederações. A estreia será no dia 16 de junho em Recife diante da atual campeã mundial e bicampeã europeia, Espanha.

A Venezuela ocupa a quinta posição, com 16 pontos, mas pode ficar fora da zona de classificação se perder para o Uruguai, que têm três pontos a menos. Ambos disputam a vaga na repescagem com o Peru, sexto colocado, com 14 pontos, que terá a difícil tarefa de jogar fora de casa diante da Colômbia, em Barranquilla, na primeira partida do dia (às 17h30 no horário de Brasília).

Com Paraguai e Bolívia praticamente fora da disputa, Argentina, Colômbia, Equador e Chile, que ocupam as primeiras posições, têm a oportunidade de ficar mais perto da vaga direta.

A líder Argentina, que empatou sem gols com os colombianos na última sexta-feira, pode dar um passo importante se derrotar o Equador em Quito. Ainda não se sabe se o técnico Alejandro Sabella poderá contar com sua maior estrela, Lionel Messi, que não está totalmente recuperado de uma lesão muscular na coxa.

O Equador tem sido um adversário indigesto para os 'Hermanos', que perderam pelo mesmo placar de 2 a 0 em três das quatro últimas vezes que o enfrentaram como visitantes nas eliminatórias. Só venceram por 2 a 0 nas eliminatórias para a Copa de 2002, na Coreia do Sul e Japão, quando eram comandados pelo técnico Marcelo Bielsa.

No último jogo desta terça-feira, o quarto colocado Chile recebe a vice-lanterna Bolívia e terá a possibilidade de abrir boa vantagem sobre Venezuela, Peru e Uruguai, que ainda têm chances remotas de conquistar a vaga direta.

- Programação da 14ª rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo do Brasil-2014 , disputada nesta terça-feira (Horário de Brasília):

Em Puerto Ordaz (21H00): Venezuela - Uruguai

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade