PUBLICIDADE

Eliminatórias 2014

Após vaga, franceses citam Napoleão e prometem samba em Mundial no Brasil

20 nov 2013 - 12h35
(atualizado às 16h09)
Compartilhar

Se depois da derrota por 2 a 0 para a Ucrânia, na última semana, em Kiev, os jornais franceses detonaram a seleção nacional, dizendo que ela foi "desordenada" e que "só um milagre" faria com que os Bluesconquistassem uma vaga na Copa do Mundo, após o triunfo por 3 a 0, na última terça-feira, o cenário foi completamente diferente. Nesta quarta-feira, um dia depois da vitória que carimbou o passaporte francês ao Mundial no Brasil, as principais publicações do país exaltaram os comandados de Didier Deschamps e prometeram até sambar em solo canarinho.

Principal revista esportiva do mundo, a France Football foi uma das publicações que destacou uma famosa frase proferida pelo líder da Revolução Francesa, Napoleão Bonaparte, para destacar o feito da seleção nacional. "Impossível não é palavra do francês", disse, certa vez, o ex-imperador do país, que foi relembrado pelo "Impossível não é francês" citado pela publicação nesta quarta-feira. A revista ainda destacou que os jogadores transformaram o "pesadelo em um sonho" e que a noite da última terça-feira " será lembrada por muito tempo".

O Le Monde adotou o mesmo tom épico e ainda lembrou que os atletas haviam sido ridicularizados e subestimados por parte da imprensa francesa, que também criticara Didier Deschamps após a derrota por 2 a 0 na última semana. Curiosamente, os autores dos gols que deram a classificação à França - Sakho e Benzema - foram as novidades do treinador na escalação do jogo da volta, que acabou com placar de 3 a 0.

Por fim, a versão online do Le Parisien preferiu brincar ao simplesmente dramatizar no relato da partida diante da Ucrânia. Com a frase "Vamos dançar samba", a publicação fez uma promessa em relação à disputa da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e disse que, na última terça-feira, a França apresentou a sua "melhor atuação da temporada".

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade