O Brasil conheceu, na manhã desta terça-feira, mais dois países que virão ao País para a Copa do Mundo de 2014. Mesmo atuando fora de casa, o Irã venceu a Coreia do Sul por 1 a 0 pelo Grupo 1 da fase final das Eliminatórias asiáticas e garantiu a participação no Mundial. Apesar da derrota, a Coreia do Sul também carimbou a vaga, já que o Uzbequistão, outro time na briga, venceu o Catar por 5 a 1 e não alcançou o saldo de gols necessário para ultrapassar os coreanos.
Com o resultado, o Irã terminou na liderança da chave, com 14 pontos, seguido pela Coreia do Sul, com 13 pontos, empatada com o Uzbequistão, que perde em saldo de gols. Completam o grupo os eliminador Catar, com 7 pontos, e Líbano, com 5.
O único gol da partida disputada na Coreia ocorreu aos 15min do segundo tempo, em rápida jogada do artilheiro Ghoochannejhad após contar com a falha de um zagueiro. Os donos da casa já eram melhores no jogo e passaram a pressionar mais ainda após o gol sofrido, mas não conseguiram igualar o confronto, placar que daria a classificação sem depender de nenhum resultado. Após o fim, os coreanos ficaram na expectativa pelo fim do outro duelo e comemoraram bastante quando a vaga foi sacramentada.
Uzbequistão vence de virada, mas terá que jogar pré-repescagem
No outro duelo pela última rodada do Grupo 1, o Uzbequistão saiu atrás do placar contra o Catar, virou o duelo para um goleada a favor, mas não conseguiu a sonhada classificação ao Mundial de 2014. A equipe venceu por 5 a 1, mas mesmo assim terá que jogar a pré-repescagem contra a Jordânia, terceira colocada do Grupo 2, que bateu Omã por 1 a 0.
Além de Irã e Coreia do Sul, os outros dois classificados diretos das Eliminatórias Asiáticas são Japão e Austrália. O vencedor do duelo entre os terceiros colocados (Uzbequistão x Jordânia) encara o quinto colocado das Eliminatórias Sul-Americanas por uma vaga na Copa do Mundo.
