PUBLICIDADE

Eliminatórias 2014

Conheça a seleção de Nova Caledônia, melhor ataque das Eliminatórias

1 nov 2012 - 12h00
(atualizado às 14h16)
Compartilhar

A seleção de Nova Caledônia jamais disputou uma Copa do Mundo. A equipe da Oceania não chegou nem a disputar a repescagem para garantir presença na fase de grupos de um Mundial. Entretanto, o time do arquipélago vizinho à Austrália vem conquistando uma marca importante nas Eliminatórias para 2014: possui o melhor ataque do mundo.

» Tatu, gaucho e cachorrinho; veja evolução dos mascotes das Copas

O incipiente futebol da Oceania permitiu que Nova Caledônia alcançasse a ótima média de 3,78 gols por partida nos playoffs para o Mundial do Brasil, a melhor do mundo. São 34 gols em nove partidas contra seus vizinhos, garantindo também o maior número de gols marcados.

A segunda seleção que mais fez gols nas Eliminatórias pelo mundo é Antígua e Barbuda, que estufou as redes 32 vezes em 12 jogos (média de 2,67) pelos playoffs de América do Norte e Central. Em média de gols, Alemanha e Bósnia, com 3,75, são quem mais chegam perto de Nova Caledônia. São 15 gols em quatro partidas das duas seleções europeias.

Nova Caledônia conquistou goleadas como um 9 a 0 sobre Samoa e um 4 a 0 sobre o Taiti, time campeão da Copa das Nações da Oceania e que disputará a Copa das Confederações. O artilheiro dos neocaledônios é o atacante Georges Gope-Fenepej, que atua na primeira divisão francesa com o Troyes, vice-lanterna do torneio. O centroavante já marcou oito gols nas Eliminatórias.

Colônia francesa, Nova Caledônia possui população de cerca de 250 mil pessoas, e tem em sua história outras goleadas. Em 1991, a equipe atropelou Guam por 18 a 0. Em 2003, os neocaledônios repetiram o placar contra a Micronésia.

As chances de ver Nova Caledônia na Copa do Mundo de 2014, entretanto, são pequenas. A Nova Zelândia lidera a terceira fase das Eliminatórias da Oceania com três pontos de vantagem faltando três jogos para o fim, e precisa de apenas um empate em sua próxima partida - justamente contra os neocaledônios - para garantir presença na repescagem contra um representante da Concacaf. Mesmo assim, a equipe de Nova Caledônia pode dar adeus às chances de disputar sua primeira Copa do Mundo sabendo que ao menos nos números esteve no topo do planeta.

Nova Caledônia tem na Nova Zelândia seu obstáculo pela vaga
Nova Caledônia tem na Nova Zelândia seu obstáculo pela vaga
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade