PUBLICIDADE

Eliminatórias 2014

Croácia espanta "zebra" Islândia e confirma vaga na Copa do Mundo

19 nov 2013 - 19h20
(atualizado às 19h33)
Compartilhar

Os croatas confirmaram o favoritismo e venceram nesta terça-feira a Islândia, pelo placar de 2 a 0, jogando em casa, no Estádio Maksimir, na capital Zagreb., para conquistar a vaga na Copa do Mundo de 2014. Após empatar na sexta-feira, na partida de ida pela repescagem em solo islandês, por 0 a 0, os croatas não tiveram dificuldades para derrotar a grande zebra das Eliminatórias da Europa e garantir sua vaga. Será a quarta participação da nação dos Balcãs na história dos Mundiais.

Desde os primeiros minutos, o técnico Niko Kovac, da Croácia, postou uma equipe muita ofensiva, que buscava resolver logo. A primeira chance clara da seleção local veio dos pés de Ivan Rakitic, após cobrança de falta, aos 22 minutos, que obrigou o goleiro Halldorsson fazer uma grande defesa.

O primeiro gol do jogo saiu aos 27 da primeira etapa. Escanteio croata cobrado de maneira curta, Rakitic cruzou na primeira trave, Ivan Perisic chutou e a bola ficou livre para Mario Mandzukic, um dos destaques do Bayern de Munique, empurrar para o fundo do gol islandês.

O croata Ivica Olic teve boa oportunidade aos 30, após receber cruzamento de Srna e cabecear por cima do travessão da Islândia. Chance semelhante de Mandzukic, que, aos 37, disparou de cabeça, mas Halldorsson estava bem postado no lance e realizou a defesa.

A Croácia teve a expulsão de um jogador vital aos 37 minutos da primeira etapa. O atacante Mandzukic foi displicente e acabou dando uma solada violenta no joelho do jogador islandês Gudmundsson, o árbitro não teve dúvidas em mostrar o cartão vermelho.

Apesar de ficar em desvantagem numérica, a Croácia ampliou a vantagem no marcador logo na volta ao segundo tempo. Aos dois minutos, Mateo Kovacic fez fila no meio-campo e tocou na entrada direita da área islandesa, Srna bateu e marcou o gol, posicionando a bola no canto esquerdo do goleiro Halldorsson.

Os croatas quase ampliaram com um golaço, aos 15 minutos da segunda etapa. Escanteio cobrado e Olic mandou de bicicleta, a bola bateu no travessão e depois nas costas do goleiro Halldorsson, que conseguiu agarrar.

A Croácia conseguiu botar Perisic na cara do gol, cara a cara com o goleiro, que conseguiu crescer para cima do meia e defender mais uma tentativa dos locais. Aos 30 da segunda etapa, outra chance semelhante, e Halldorsson salvou os islandeses, evitando uma goleada em solo croata.

No fim, os jogadores croatas apenas administraram o resultado, sob muita festa dos torcedores locais.  A seleção do Leste Europeu não havia se classificado para a última Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade