0

Holanda vence e é primeiro europeu garantido na Copa

6 jun 2009
17h45
atualizado às 17h55

Uma campanha perfeita. Assim pode ser definida a trajetória da Holanda no Grupo 9 das Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo. Com a sexta vitória em seis jogos, por 2 a 1 contra a Islândia, fora de casa, os holandeses se tornaram o primeiro representante do continente garantido no Mundial.

» Veja fotos da rodada na Europa
» Veja a classificação das Eliminatórias na Europa
» Tabela completa
» Leia as últimas das Eliminatórias

Neste sábado, Japão, Austrália e Coréia do Sul já haviam atingido a classificação para a Copa, que já tem assim cinco países definidos contabilizando a África do Sul, país sede.

Assim como em praticamente toda a caminhada pelas Eliminatórias, a Holanda não teve problemas no jogo disputado na Islândia. Com apenas 8min, Nigel De Jong, do Manchester City, deixou sua seleção em vantagem.

O placar foi dobrado aos 16min, em gol anotado pelo experiente Mark Van Bommel, do Bayern de Munique. Já perto do fim, aos 43min da segunda etapa, a Islândia ainda diminuiu, com Sigurdsson.

A Holanda lidera o grupo 9 com 18 pontos em seis partidas, enquanto os islandeses ainda brigam pela segunda posição, que dá uma vaga na repescagem - têm quatro pontos. A Escócia, que folgou nesta rodada, é vice-líder, com sete.

Também com quatro pontos está a Macedônia, que empatou sem gols, em casa, contra a Noruega, que segura a lanterna da chave com três pontos apenas.

De Jong celebra o gol que abriu caminho para a vitória holandesa
De Jong celebra o gol que abriu caminho para a vitória holandesa
Foto: AFP
Fonte: Redação Terra
publicidade