PUBLICIDADE

Eliminatórias 2014

Irlandês chama Henry de "hipócrita" por gol de mão

19 nov 2009 - 10h48
(atualizado às 11h33)
Compartilhar

O lance ilegal que foi decisivo para a classificação da França para a Copa do Mundo - uma bola conduzida com a mão pelo atacante Thierry Henry antes da assistência para o gol de Gallas, contra a Irlanda - gerou nesta quinta-feira várias críticas de torcedores e personalidades ligadas ao futebol irlandês.

» Europeus condenam classificação francesa com gol de mão

» Gol de mão faz franceses lembrarem de "La Mano de Dios"

» Perto de atingir recorde, Henry admite ter usado a mão

» Domenech diz que não viu mão de Henry e fala em "sorte"

Uma das mais duras foi feita pelo ex-atacante Tony Cascarino, que defendeu a Irlanda nas Copas de 1990, na Itália, e 1994, nos Estados Unidos.

Suas declarações, publicadas nesta quinta-feira pelo jornal The Times, questionam o caráter de Henry, a quem chamou de "hipócrita".

"Não sou um anjo, mas nunca teria feito o que ele fez. Henry pode dizer o que quiser, mas para mim não foi um lance acidental, e sim uma trapaça bem calculada. Ele colocou a mão para não perder o domínio da bola, e depois a levou claramente até seu pé direito", afirmou.

Para Cascarino, a atitude do jogador do Barcelona "marcará para sempre sua reputação".

"Como aconteceu com Diego Maradona, daqui a alguns anos, quando relembrarmos a carreira de um dos melhores atacantes da história, teremos que falar sobre essa 'mão' contra a Irlanda", disse, comparando o lance de Henry ao gol que deu a vitória à Argentina nas quartas de final da Copa de 1986, contra a Inglaterra.

Ainda de acordo com Cascarino, o francês "perdeu uma grande oportunidade de se transformar em herói, não apenas para seu país, como para todo o esporte".

"As trapaças estão, pouco a pouco, matando o futebol, e se Henry tivesse admitido ao árbitro que tocou a bola com a mão, e se esse gol tivesse sido anulado, ele teria sido admirado em todo o mundo do esporte", sentenciou.

França faz gol irregular e vai à Copa
França faz gol irregular e vai à Copa
Foto: AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade