0

Nova Zelândia vence Ilhas Salomão e fecha fase final com 100%

26 mar 2013
08h05
atualizado às 10h16
  • separator
  • comentários

Já classificada para a repescagem por uma vaga na Copa do Mundo de 2014, a Nova Zelândia confirmou o fato de ser o melhor time das Eliminatórias da Oceania e encerrou a disputa da fase final com 100% de aproveitamento (seis vitórias). Nesta terça-feira, no Lawson Tama Stadium, a vítima foi as Ilhas Salomão, que mesmo atuando dentro de casa, na cidade de Honiara, acabou sucumbindo por 2 a 0.

Nova Zelândia buscará uma vaga na Copa do Mundo contra o quarto colocado nas Eliminatórias da Concacaf
Nova Zelândia buscará uma vaga na Copa do Mundo contra o quarto colocado nas Eliminatórias da Concacaf
Foto: Getty Images

Apesar de entrar em campo como visitante, a seleção comandada por Ricki Herbert se impôs logo no início e abriu o placar aos três minutos, com gol do atacante Tim Payne. O jovem atleta, 19 anos, voltou a ser decisivo aos 43min da etapa complementar, quando balançou novamente as redes do goleiro Samson Koti e fechou o marcador.

Com este resultado, a Nova Zelândia encerra sua campanha na fase final das Eliminatórias da Oceania com 100% de aproveitamento (18 pontos), tendo conquistado seis triunfos nos seis jogos que disputou. As Ilhas Salomão, por sua vez, fecham a disputa do torneio continental na última posição do quadrangular, com três pontos.

Apesar da campanha realizada na Oceania, os neozelandeses não tem vaga garantida na próxima edição da Copa do Mundo. A liderança do quadrangular final colocou a seleção comandada por Herbert na repescagem para o torneio disputado em território brasileiro, onde medirá forças com o quarto colocado da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf).

Caso confirme uma vaga no Mundial de 2014, a Nova Zelândia disputará pela primeira vez em sua história duas edições consecutivas da competição organizada pela Fifa. Anteriormente, o time oceânico participou da Copa do Mundo de 1982, na Espanha, e 2010, na África do Sul, sendo eliminada na fase de grupos nas duas ocasiões.

Taiti é derrotado em último duelo antes da Copa das Confederações

Após conseguir sua primeira vitória nas Eliminatórias Oceânicas ao derrotar as Ilhas Salomão no último sábado, o Taiti voltou a sofrer um revés na competição. Desta vez, a derrota foi para a Nova Caledônia, que triunfou por 1 a 0 no Stade Numa Daly, com gol de Lolohéa, aos 41min do segundo tempo.

O resultado dá sequência ao bom desempenho da Nova Caledônia, que venceu todos seus jogos, menos diante da Nova Zelândia, e encerra a disputa na segunda posição, com 12 pontos. A seleção comandada por Eddy Etaeta, por sua vez, é a terceira colocada, com três pontos.

Após o término da competição continental, o Taiti segue preparação para a disputa da Copa das Confederações, onde está classificado no Grupo B, ao lado de Espanha, Uruguai e Nigéria. A estreia da equipe da Oceania será contra a Nigéria, em 17 de junho, às 16h (de Brasília), no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/projetos-e-obras-copa-2014/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/projetos-e-obras-copa-2014/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade