1 evento ao vivo

TV se confunde com idioma e festeja vaga na Copa de 2014: "do caral..."

Australianos erram língua falada no Brasil e soltam palavrões no ar; mais tarde, bem humorado, comentarista pediu desculpas por confusão por e-mail

26 jun 2013
13h51
atualizado em 27/6/2013 às 09h14
  • separator
  • comentários

A classificação da Austrália para a Copa do Mundo de 2014 gerou uma situação inusitada na TV local. Na tentativa de “ambientar” sua audiência aos brasileiros, os apresentadores do Today Show, exibido pela Nine Network, tentaram ensinar algumas expressões do idioma falado no país-sede do Mundial do próximo ano. Mas não entraram em um acordo se o Brasil fala espanhol ou italiano, e ainda acabaram deixando escapar alguns palavrões – estes, bastante compreensíveis em português.

<p>Ben Fordham (à dir.) diz ter caído em pegadinha por e-mail; Georgie Gardner (à esq.) lembrou português</p>
Ben Fordham (à dir.) diz ter caído em pegadinha por e-mail; Georgie Gardner (à esq.) lembrou português
Foto: Reprodução

Tudo começou quando o comentarista Ben Fordham explicou aos apresentadores Karl Stefanovic e Lisa Wilkinson que o resultado alcançado pela seleção da Austrália era “legal”, em português – embora acreditasse estar falando espanhol. “Eles não falam italiano no Brasil?”, questionou Stefanovic. “Não, acho que é espanhol”, respondeu Fordham.

Mais tarde, o bem intencionado comentarista voltou e afirmou que estava praticando seu espanhol. “Todos devemos fazer isso no caminho para o Brasil”, justificou-se. Então, ao comemorar, arriscou mais uma expressão em espanhol – na verdade, em português.

“Do c***lho”, disse ele, repetindo duas outras vezes. “O que isso significa?”, indagou Stefanovic. “Significa um esforço impressionante”, traduziu o comentarista. Em cena cômica, Lisa Wilkinson tenta repetir a expressão para aprendê-la.

Atento, Karl Stefanovic dá o alerta. “Eu não devo dizer essa palavra”, explica. “Bem, eu simplesmente não sei o que ela quer dizer. Pode ser qualquer coisa.” Outra apresentadora, Georgie Gardner, questiona se o Brasil não fala português, mas Stefanovic assegura: “é italiano, os brasileiros falam italiano”. O editor de entretenimento do programa, Richard Wilkins, tenta mais uma: “eles falam brasileiro”, brinca.

Em outro bloco do programa, Ben Fordham se corrige e conta ao público que os brasileiros falam português – isto, acompanhado de uma montagem da estátua do Cristo Redentor com o rosto de Josh Kennedy (jogador de futebol australiano do Sydney Swans).

Neste momento, ao som de bossa nova, Fordham se redimiu com o público pelo palavrão anterior. “Gostaria de me desculpar por algo que eu disse antes. Em espanhol, fui enganado por alguém me mandou um e-mail, me dizendo uma certa palavra. Eu achei que fosse uma coisa e era outra”, declarou. “Era português, não era?”, perguntou Georgie Gardner.

Sem perder o bom humor, o colunista pediu o fim das reclamações na caixa de e-mails do programa e aproveitou o momento para brincar: “gostaria de pedir desculpas também pelo comportamento de toda nossa equipe, incluindo Lisa e Karl”. Os cinco apresentadores riram, antes de mudar de assunto. O vídeo pode ser visto aqui.

<p>Australianos conquistaram uma das cinco vagas garantidas até agora para a Copa do Mundo de 2014</p>
Australianos conquistaram uma das cinco vagas garantidas até agora para a Copa do Mundo de 2014
Foto: Getty Images

A Austrália é uma das cinco seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2014, ao lado de Brasil, Coreia do Sul, Irã e Japão. O time do técnico Holger Osieck assegurou a segunda vaga do Grupo B da quarta rodada das Eliminatórias da Ásia, atrás dos japoneses, e mandando a Jordânia para a repescagem contra o Uzbequistão.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/eliminatorias-copa-2014/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/eliminatorias-copa-2014/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade