PUBLICIDADE

Eliminatórias 2014

"Por gratidão", deputados propõem nacionalidade chilena para Bielsa

14 out 2009 - 16h44
(atualizado às 19h30)
Compartilhar

Um grupo de deputados chilenos apresentou nesta quarta-feira um projeto que propõe conceder a nacionalidade do país ao treinador argentino Marcelo Bielsa "por gratidão" ao que fez à frente do comando da seleção do Chile, classificando-a para a Copa do Mundo.

A iniciativa partiu de deputados ligados a partidos políticos que apoiam o governo da presidente Michelle Bachelet, e gerou reações diversas no país. Os parlamentares, no entanto, não são os primeiros a homenagear o técnico. Um grupo de torcedores, por exemplo, lançou campanha na internet pedindo a canonização de Bielsa (www.prendeleunavela.cl).

A cidadania chilena "por gratidão" é concedida a estrangeiros que tenham contribuído para engrandecer o país em diversas áreas, sem que para isso precisem renunciar à nacionalidade de origem.

Para o deputado social-democrata Jorge Tarud, que se mostrou favorável à proposta, antes do projeto ser debatido na Câmara dos Deputados do Chile, é preciso saber se Bielsa tem interesse em obter a cidadania.

"Bielsa ganhou o carinho e o coração de todos os chilenos. Ele nos deu uma enorme alegria, assim como os jogadores, mas ele deveria ser perguntado primeiro se deseja ou não ser cidadão chileno", disse.

Já o opositor Juan Lobos classificou a ideia como "ridícula", e disse que se trata de uma estratégia "demagógica e populista" já que faltam dois meses para as eleições parlamentares e presidenciais.

"É por exemplos como esse que os jovens de hoje não querem entrar no mundo da política. Vamos canonizá-lo e dar a cidadania (a Bielsa) porque ganhou umas partidas e classificou o Chile para a Copa? Isso é totalmente ridículo", afirmou.

Com o "milagre" do passaporte para a África do Sul, o Chile nesta quarta cumprirá tabela contra o Equador na última rodada das Eliminatórias.

EFE   
Compartilhar
Publicidade