PUBLICIDADE

Secretário-geral da ONU quer Copa para mudar imagem da África

22 out 2009 13h18
| atualizado às 13h39
Publicidade

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o sul-coreano Ban Ki-moon, pediu aos organizadores da Copa do Mundo de 2010 para aproveitarem a oportunidade de sediar o torneio para mudar a imagem da África.

"Será o momento ideal para apresentar uma versão diferente do continente", disse Ban ao diretor-executivo do Comitê Organizador da Copa, Danny Jordaan, em reunião realizada na sede da ONU, em Nova York.

Por meio de nota, o secretário-geral afirmou que a competição é "acompanhada por todos os povos, tornando-os mais unidos e consolidando neles o sentimento de solidariedade".

Também através do comunicado, que foi enviado pela ONU à imprensa, Jordaan disse que "o sonho da África do Sul de sediar a Copa começou em 1994, primeiro ano da democracia no país (após a queda do apartheid)".

O dirigente agradeceu à ONU por aprovar uma resolução que classifica a Copa de 2010 como plataforma para o desenvolvimento social e a paz no continente africano.

Jordaan convidou Ban para assistir ao Mundial no ano que vem, e disse que é importante que o secretário-geral da ONU vá à África "em mais ocasiões, e não somente quando há guerras".

EFE   
Publicidade