0

Em má fase, Uruguai e Paraguai fazem duelo de desesperados pela vitória

21 mar 2013
16h55

Vivendo mau momento nas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014, Uruguai e Paraguai se enfrentam na sexta-feira, no estádio Centenário, em Montevidéu, pela 11ª rodada da competição, com o mesmo objetivo de vencer, apesar da distinta importância que o duelo tem para cada seleção.

A seleção uruguaia, que ocupa a quinta posição na competição, com 12 pontos, está há quatro jogos sem vitórias e tentará se recuperar. Já o selecionado paraguaio é lanterna com apenas sete pontos, correndo sério risco de ficar de fora de uma Copa pela primeira vez desde 1994.

Os uruguaios não contarão na partida com o zagueiro Martín Cáceres, que se feriu após um acidente automobilístico. O jogador foi operado na maçã do rosto e no couro capilar e ficará fora dos gramados por cerca de um mês.

O técnico da 'Celeste', Óscar Tabárez, chegou a comparar em importância o desfalque de Cáceres com uma eventual perda de Luis Suárez. O jogador, no entanto, vinha ficando na reserva de Lugano e Godín, desde a mudança para o esquema 4-4-2.

No meio, um dos destaques é a presença de Nicolas Lodeiro, meia do Botafogo, que assumiu a condição de titular e é uma das esperanças do time uruguaio para se classificar para a Copa de 2014.

Em relação ao ataque, a dupla formada por Luis Suárez, artilheiro do Campeonato Inglês, e por Edinson Cavani, principal goleador do Italiano, é o fator de decisão do Uruguai. No banco, Diego Forlán, do Internacional, deverá ficar como opção para o técnico Tabárez.

Os paraguaios, por sua vez, jogarão sem Roque Santa Cruz, um dos maiores artilheiros do futebol do país, que não foi convocado pelo técnico Gerardo Pelusso.

Curiosamente, o pior setor da equipe é o ataque, que só marcou seis gols até o momento nas Eliminatórias. A marca é a pior entre as nove seleções participantes da competição. Sem Santa Cruz, as esperanças de gols serão depositadas em Oscar Cardozo, do Benfica, e Nelson Valdez, do Valencia.

O volante Víctor Cáceres, do Flamengo, foi convocado por Pelusso, mas deverá ficar como opção no banco de reservas.

Os paraguaios tentarão conquistar a segunda vitória consecutiva, e iniciar uma arrancada em direção a Copa do Mundo do ano que vem, o que parece difícil, mas não é tratada como impossível pelos integrantes da seleção.

Prováveis escalações:.

Uruguai: Fernando Muslera; Maximiliano Pereira, Diego Lugano, Diego Godín e Álvaro Pereira; Álvaro González, Diego Pérez e Nicolás Lodeiro; Cristian Rodríguez, Edinson Cavani e Luis Suárez. Técnico: Oscar Washington Tabárez.

Paraguai: Diego Barreto; Ivan Piris, Pablo Aguilar, Paulo Da Silva e Lorenzo Melgarejo; Víctor Ayala, Fidencio Oviedo, Cristian Riveros e Richard Ortiz; Haedo Valdez e Oscar Cardozo. Técnico: Gerardo Pelusso.

Árbitro: Wilmar Rondam (Colômbia), auxiliado por seus compatriotas Humberto Clavijo e Eduardo Diaz.

Estádio: Centenário, em Montevidéu (Uruguai).

EFE   
publicidade