PUBLICIDADE

Terra na Copa

Em mensagem, Papa condena "fominhas" dentro e fora de campo

11 jun 2014 - 20h56
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Papa Francisco passou uma mensagem pela TV</p>
Papa Francisco passou uma mensagem pela TV
Foto: Reuters

Apesar de ter sido convidado pela presidente Dilma Rousseff para assistir à Copa do Mundo no Brasil, o papa Francisco limitou-se a enviar uma curta mensagem aos brasileiros na televisão, exibida pelo Jornal Nacional nesta quarta-feira. Do esporte mais popular do mundo, o pontífice tirou lições a serem aplicadas pelos “amantes do futebol” na vida cotidiana.

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

“O esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas também - e eu diria sobretudo - um instrumento para comunicar valores que promovem o bem da pessoa humana e ajudam na construção de uma sociedade mais pacífica e fraterna”, disse o Papa.

O pontífice disse que para que um povo seja “melhorado” é necessário treino, assim como um time precisa para melhorar seu desempenho em campo. Outra lição prática que o papa Francisco tirou do esporte foi a do “fair play”. “Para jogar em equipe é necessário pensar, em primeiro lugar, no bem do grupo, não em si mesmo”, disse. “Não é só no futebol que ser ‘fominha’ constitui um obstáculo para o bom resultado do time; pois, quando somos ‘fominhas’ na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada.”

Neymar vira tema de música no Rio de Janeiro; assista:

A última aplicação que o Papa tirou do esporte na mensagem aos brasileiros é a de respeito mútuo. “O segredo da vitória, no campo, mas também na vida, está em saber respeitar o companheiro do meu time, mas também o meu adversário. Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida!”, concluiu o pontífice.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade