PUBLICIDADE

Terra na Copa

Especialista: Copa não vai alavancar clubes brasileiros de futebol

5 dez 2012 - 17h02
(atualizado às 17h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Há uma expectativa muito grande de que os clubes de futebol se beneficiem da Copa do Mundo que será realizada daqui a dois anos no Brasil. Muitos estão construindo estádios novos com esta expectativa. Mas o especialista em gestão e marketing esportivo Amir Somoggi é pessimista.

Novos estádios beneficiam governo e construtoras, não os clubes, segundo especialistas
Novos estádios beneficiam governo e construtoras, não os clubes, segundo especialistas
Foto: Getty Images

“É uma falácia isso. O único clube que vai se beneficiar da construção de seu estádio talvez seja o Atlético-PR, que vai gerir sua própria arena. Os outros talvez só vejam um reflexo da construção do estádio daqui a 20 anos. Agora quem vai se beneficiar são as empreiteiras que estão construindo os estádios, a Odebrecht, OAS, etc”, afirmou o especialista, que participou nesta quarta-feira do Footecon, fórum internacional de futebol que ocorre no Rio de Janeiro.

Somoggi também mostra pessimismo em relação a que os clubes encontrem uma solução para o seu endividamento. O especialista apresentou números sobre o aumento das receitas nos últimos nove anos, tornando o Campeonato Brasileiro o sexto maior em faturamento do mundo. No entanto, as dívidas também aumentaram.

"A Timemania, que era vista como uma solução, está aí e não resolveu nada. Nos últimos nove anos, os clubes acumularam um déficit de R$ 2,6 bilhões", contou Somoggi.

Para a Associação Europeia de Futebol (UEFA), o grande exemplo atual de gestão é o campeonato alemão. Segundo Somoggi, na Alemanha os clubes aumentaram o faturamento em 73% desde a Copa do Mundo de 2006, realizada no país, enquanto o endividamento ficou só em 16%.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade