PUBLICIDADE

Terra na Copa

Etiópia, Burkina Fasso e Nigéria vão a fase final das Eliminatórias africanas

7 set 2013 - 14h58
(atualizado às 15h30)
Compartilhar

Etiópia, Burkina Fasso e Nigéria se juntaram a Costa do Marfim, Egito, Argélia, Gana, entre as classificadas para a fase final das Eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2014, após os jogos disputados neste sábado.

A primeira seleção a se garantir hoje foi a etíope, que bateu a República Centro-Africana por 2 a 1, eliminando assim a África do Sul, sede da última edição do Mundial. Os 'Bafana Bafana' venceram Botsuana por 4 a 1, mas ainda assim não conseguiram a vaga.

As quatro seleções faziam parte do grupo A da competição, que terminou com a liderança da Etiópia, com 13 pontos, seguida pelos sul-africanos com 11.

No grupo F, os nigerianos precisavam apenas de um empate contra Malawi para seguirem vivos na luta por uma vaga no Mundial. A classificação veio com uma vitória sobre os rivais diretos por 2 a 0, com gols de Emmanuel Emenike e Victor Moses.

Com o resultado obtido na cidade de Calabar, os Super Águias, atuais campeões continentais, terminaram na ponta com 12 pontos, seguidos por Malawi, que terminaram com sete. Já eliminadas, Namíbia (5) e Quênia (3), fecham a disputa da chave amanhã.

Pelo grupo E, a vaga saiu após um duelo indireto emocionante entre as seleções de Burkina Fasso e Congo. Líderes da chave antes do início da rodada, os congoleses empataram fora de casa com o eliminado Níger, em 2 a 2.

Precisando de uma vitória em partida disputada na cidade de Ouagadougou, a seleção de Burkina Fasso foi para cima e bateu o Gabão por 1 a 0, com gol de Prejuce Nakoulma, aos 9 minutos do segundo tempo, garantindo a vaga do país na fase final das Eliminatórias.

Ainda neste sábado, pelo grupo J, em duelo de eliminados, Angola derrotou a Libéria por 4 a 1. Mais tarde, Senegal e Uganda fazem duelo direto em Marrakesh, com os senegaleses jogando pelo empate para avançar na competição.

Outra vaga que ainda será definida hoje é a do grupo B, em que Tunísia e Cabo Verde se enfrentam em Rades. Os donos da casa entrarão em campo com a vantagem de poder empatar para se garantir na próxima etapa.

A fase final será realizada em sistema mata-mata, com os vencedores de cada uma das cinco séries eliminatórias se classificando para o Mundial do Brasil.

EFE   
Compartilhar
Publicidade