Terra na Copa

publicidade
21 de novembro de 2013 • 13h49 • atualizado às 16h10

"Fantasma do Maracanazo" provoca brasileiros e posta foto de bumbuns

Ação publicitária da Puma tem até conta em redes sociais para personagem que "assusta os brasileiros"
Foto: Reprodução

Logo depois de publicar o vídeo publicitário do "Fantasma de 1950" para celebrar a classificação do Uruguai para a Copa do Mundo de 2014, a Puma criou uma conta no Twitter e uma no Facebook para o personagem que remete ao Maracanazo. E a assombração encoberta por um lençol azul-celeste não minimiza em provocações ao público brasileiro.

Em menos de 24 horas até a publicação desta nota, o perfil @fantasmadel50 conseguiu quase 9 mil seguidores, enquanto a conta no Facebook foi curtido por 34 mil pessoas. As postagens do personagem possuem tom satírico, com gozações ao torcedor verde-amarelo – especialmente do Rio de Janeiro, por onde vaga o fantasma, que se diz filho de Obdulio Varela (capitão da seleção uruguaia campeã do mundo no Maracanã há 63 anos e que "assusta" o Brasil desde 1950).

Fantasma do Uruguai volta ao Rio e 'assusta' brasileirosClique no link para iniciar o vídeo
Fantasma do Uruguai volta ao Rio e "assusta" brasileiros

"Já estou aqui no Maracanã, o lugar onde nasci", é a descrição do perfil do personagem no Facebook - na conta, o único interesse pessoal do fantasma é "assustar os brasileiros" - muito embora goste de satirizar. A primeira postagem, por exemplo, ironiza a pronúncia da língua portuguesa em alguns Estados do Brasil - ele escreve "gentchi" para representar a palavra "gente".

"Pensei que o Brasil tivesse cheiro de Neymar, mas tem cheiro de Kaká", foi outra postagem do personagem, mais ofensiva, se levado em consideração o trocadilho. Segundo o Dicionário da Real Academia Espanhola, o primeiro significado para a palavra caca, em castelhano,  é "excremento humano, especialmente o de crianças pequenas".

Em outra postagem, o fantasma publicou uma foto de bumbuns femininos em uma praia. "Atenção (sic): em 30 segundos assusto a essas Garotas de Ipanema".

A Puma é a fornecedora de material esportivo da seleção do Uruguai, a 32ª e última a se classificar à Copa do Mundo de 2014. O país bicampeão mundial garantiu a vaga ao eiminar a Jordânia na repescagem, após vitória por 5 a 0 no Oriente Médio e empate por 0 a 0 na América do Sul. 

Terra