PUBLICIDADE

Terra na Copa

Favorita Alemanha e Portugal de Cristiano Ronaldo medem forças na estreia

15 jun 2014 - 08h47
(atualizado às 08h51)
Compartilhar

A Alemanha, considerada uma das grandes favoritas da Copa do Mundo do Brasil-2014, enfrenta na segunda-feira a seleção de Portugal, liderada pelo astro Cristiano Ronaldo, na estreia dos dois países no Mundial.

Os alemães foram os carrascos da seleção lusitana em três das últimas quatro grandes competições: na Copa da Alemanha-2006, os anfitriões venceram a partida de disputa pelo terceiro lugar (3-1), na Eurocopa-2008 venceram as quartas de final por 3-2 e quatro anos mais tarde os germânicos voltaram a ganhar, por 1-0, na primeira fase.

O clássico que abre o Grupo G da Copa está marcado para as 13h00 em Salvador e foi cercado pelas dúvidas sobre o estado físico de Cristiano Ronaldo.

O atual vencedor do prêmio Bola de Ouro sofre com problemas físicos desde o fim da temporada com o Real Madrid, mas CR7 retornou aos gramados em um amistoso na semana passada contra a Irlanda, ficou 65 minutos em campo e deve começar a Copa em boas condições.

No sábado, o craque português treinou com uma proteção no joelho e com menos intensidade que os companheiros.

"Ele treina duro e temos certeza de que estará 100% para nos ajudar a fazer uma grande partida contra a Alemanha", declarou Eduardo, o goleiro reserva de Portugal.

Mas os alemães não estão obcecados com a presença ou não do astro português.

"Não é uma partida Alemanha contra Ronaldo, e sim Alemanha contra Portugal", disse o zagueiro Benedikt Höwedes.

O atacante Lukas Podolski afirmou que os germânicos respeitam, mas não temem Cristiano Ronaldo.

"Nos preparamos para jogar contra Portugal, e não contra apenas um jogador".

"Com certeza ele é extraordinariamente perigoso e pode decidir partidas, mas nós também temos jogadores capazes", completou o atleta, que vai disputar a 115ª partida pela seleção.

Para o volante Sami Khedira, o companheiro de Real Madrid afirmou que deseja acabar com a 'maldição' alemã.

A grande dúvida é saber se a Alemanha será capaz de repetir o jogo de posse de bola e constantes combinações, contrário ao futebol força tradicional dos germânicos, que levou a equipe ao terceiro lugar na África do Sul-2010, depois de eliminar Argentina e Inglaterra com goleadas.

O goleiro Manuel Neuer jogará, mas ainda luta para recuperar-se totalmente das dores no ombro, assim como Bastian Schweinsteiger, que sofreu com dores no joelho durante a última temporada.

A grande preocupação do técnico Joachim Löw durante toda a preparação foi recuperar fisicamente os jogadores, já que muitos deles perderam boa parte da temporada por lesões.

Uma das dúvidas na equipe alemã é se Löw vai escalar o único centroavante do time, o veterano Miroslav Klose, que aos 36 anos está a apenas um gol de igualar o recorde de gols em Copas do Mundo do brasileiro Ronaldo (15).

Outra opção é começar a partida com o meia Mesüt Özil como o falso nove, à frente de uma linha de três formada por Lukas Podolski, Mario Götze e Thomas Müller.

Schweinteiger deve ser um dos volantes, acompanhado por Philipp Lahm, mas Sami Khedira e Toni Kroos também são opções para o time titular.

ALEMANHA: Neuer - Boateng, Hummels, Mertesacker, Höwedes - Lahm (cap.), Schweinsteiger - Müller, Özil, Podolski - Klose (ou Götze). DT: Joachim Löw

PORTUGAL: Rui Patricio - Pereira, Pepe, Bruno Alves, Coentrão - Moutinho, Veloso, Meireles - Nani, Helder Postiga (ou Hugo Almeida), Cristiano Ronaldo (cap.). DT: Paulo Bento

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade