PUBLICIDADE
Logo do Seleção Inglesa

Seleção Inglesa

Favoritar Time

Futebol inglês é gerido por homens e brancos, diz dirigente

26 jul 2014 - 13h41
(atualizado às 14h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês), Greg Dyke, descreveu sua própria organização neste sábado como "esmagadoramente masculina e esmagadoramente branca”, afirmando que a entidade precisa mudar.

Em uma mensagem de vídeo pré-gravada à Federação de Apoiadores do Futebol, Dyke - ex-diretor da rede BBC que assumiu o lugar de David Bernstein um ano atrás - disse que a FA corre o risco de se tornar "irrelevante".

"Se vocês observarem quem torce e quem joga futebol, e depois olharem o conselho da FA, ela não os representa”, teria dito Dyke à BBC.

“Ela ainda é esmagadoramente masculina e esmagadoramente branca em um mundo que não é esmagadoramente masculino e esmagadoramente branco, e de alguma forma isso tem que mudar”, acrescentou. “Temos que tentar mudar isso, mas não estamos sozinhos, os fãs têm que tentar mudá-lo também.”

Greg Dyke, presidente da Associação de Futebol da Inglaterra, diz que entidade precisa ser mais democrática
Greg Dyke, presidente da Associação de Futebol da Inglaterra, diz que entidade precisa ser mais democrática
Foto: Tom Dulat / Getty Images

O conselho da FA consiste de cerca de 120 membros dos círculos amador e profissional do esporte, e auxilia na elaboração de políticas para a entidade.

Os comentários de Dyke, que outrora acusou a BBC de ser “detestavelmente branca”, vêm na esteira de críticas à falta de diversidade da Associação de Futebol da Inglaterra da parte de pessoas como o ex-zagueiro da seleção inglesa Sol Campbell. Em sua biografia, lançada este ano, Campbell afirmou que, se fosse branco, teria capitaneado a Inglaterra durante dez anos.

“Temos que ver como envolver a população da Inglaterra do século 21 e a mistura que ela tem”, declarou Dyke. “Se continuarmos assim, velhos brancos, iremos nos tornar cada vez mais irrelevantes", criticou o dirigente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade