PUBLICIDADE

Terra na Copa

Fifa confirma para outubro anúncio da abertura de 2014

30 jun 2011 - 12h33
(atualizado às 18h20)
Compartilhar

A Fifa confirmou para outubro a reunião que vai decidir a cidade que receberá a partida de abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, informou a entidade responsável pelo futebol mundial nesta quinta-feira.

A Fifa cancelou o encontro do comitê organizador do Mundial marcado para o Rio de Janeiro antes do sorteio das eliminatórias do Mundial, em 30 de julho, alegando que os procedimentos do sorteio já foram definidos em maio. Na mesma reunião, também seriam decididas as cinco sedes da Copa das Confederações de 2013.

"Como os procedimentos para o sorteio preliminar da Copa do Mundo da Fifa 2014 já foram aprovados pelo comitê executivo da Fifa no dia 30 de maio de 2011, não há a necessidade de uma reunião do comitê organizador da Copa do Mundo da Fifa antes do sorteio preliminar", informou a Fifa em comunicado.

"Portanto, o comitê organizador se reunirá em outubro de 2011, alguns dias antes das reuniões de 20 e 21 de outubro do comitê executivo da Fifa, o qual ratificará o calendário de partidas da Copa do Mundo da Fifa 2014."

A decisão tomada pelo comitê organizador ainda precisa ser ratificada pelo comitê executivo da Fifa, o que estava previsto para acontecer também no Rio no próximo mês. Agora, tanto o encontro da organização da Copa quanto a aprovação do comitê vão acontecer em outubro.

Na última semana, o Comitê Organizador Local (COL) já havia adiantado que a definição ficaria para setembro ou outubro. Dentro da entidade ligada a Fifa, o prazo trabalhado não era julho e a justificativa é que tanto na África do Sul compo na Alemanha o local de abertura foi definido em novembro do que seria corresponente a esse ano no Brasil.

A Fifa, no entanto, ainda não havia se pronunciado sobre a data do anúncio. Na última semana, o Brasil sofreu novas críticas do secretário-geral da Fifa, Jêróme Valcke, sobre o ritmo dos preparativos dos estádios e da infraestrutura do país para o Mundial.

O estádio de São Paulo, cidade favorita do comitê organizador local para receber a abertura do torneio, é o que mais preocupa. As obras de terraplanagem começaram em 30 de maio, mas a engenharia financeira para concluir o estádio para 65 mil pessoas ainda não foi finalizada e há problemas técnicos a se resolver, como a passagem de dutos da Transpetro pelo terreno.

A capital paulista foi descartada pela Fifa para receber a Copa das Confederações de 2013, competição considerada um teste para o Mundial. Porém, com a postergação o prazo, a cidade ganha fôlego para conseguir ser sede da abetura.

Os outros concorrentes a receber o jogo de abertura do Mundial são Brasília, Salvador e Belo Horizonte, que tem como vantagem estar em dia com as obras de reforma do Mineirão - apesar de uma greve dos operários por alguns dias este mês exigindo melhores salários e condições de trabalho.

No final de maio, o governo federal reconheceu atrasos nas obras para o Mundial de 2014, pediu que os trabalhos e investimentos sejam acelerados e anunciou os modelos para as concessões de aeroportos, uma outra preocupação da Fifa.

Decisão da Fifa foi adiada
Decisão da Fifa foi adiada
Foto: Reuters
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade