PUBLICIDADE

Terra na Copa

Fifa e governo cancelam festividades pelos 500 dias da Copa

27 jan 2013 - 17h04
(atualizado às 20h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O marco dos 500 dias para a Copa do Mundo no Brasil, que vai ser completado nesta segunda-feira, não será mais celebrado com festa em Brasília (DF), como estava programado. Por causa do incêndio que causou a morte de 232 pessoas em Santa Maria (RS), o governo federal, do Distrito Federal e a Fifa entraram em um consenso e decidiram suspender qualquer festa por causa da data. O evento foi reagendado para acontecer na próxima quarta-feira, no Rio de Janeiro.

Palco de três jogos da Copa das Confederações, o Castelão recebe jogos de Ceará e Fortaleza
Palco de três jogos da Copa das Confederações, o Castelão recebe jogos de Ceará e Fortaleza
Foto: Portal da Copa / Divulgação

Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

"O Brasil todo está triste com o que acoteceu aos jovens no Rio Grande do Sul. Este não é um momento para festas",  disse o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, minutos antes da partida entre Fortaleza e Sport, que vai marcar a reabertura do Castelão. Assim, somente a visita ao Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e o lançamento do pôster oficial da Copa do Mundo estão mantidos.

Durante a entrevista em Fortaleza (CE), além do ministro Aldo Rebelo, Ronaldo, o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, e o governador do Ceará, Cid Gomes, também se mostraram solidários aos familiares das vítimas no Rio Grande do Sul. "Sou pai. E em nome da Fifa envio solidariedade aos parentes das vítimas. Não consigo imaginar a dor que eles passam agora, não é natural que um pai enterre um filho", disse Valcke.

A comitiva da Fifa e do Comitê Orgaizador Local da Copa 2014 (COL) foram ao Ceará no primeiro evento-teste para a Copa das Confederações, na Arena Castelão. A rodada dupla com Fortaleza x Sport e Ceará x Bahia servirá para testar o transporte, acesso e serviços do novo estádio, que receberá três jogos na Copa das Confederações 2013.

Já no Rio de Janeiro, na próxima quarta-feira, o evento acontecerá após a reunião de diretoria do COL. A coletiva ocorrerá às 12h30, no Hotel Royal Tulip São Conrado. A sala de coletiva, localizada no centro de imprensa, terá entrada liberada a partir das 11h30.  

Incêndio em casa noturna

Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.
 
Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.
 
A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.
 

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade