PUBLICIDADE

Terra na Copa

Fifa espera maior lucro com ingressos no Brasil do que na África do Sul

20 out 2011 - 12h57
(atualizado às 16h21)
Compartilhar
Ulisses Neto
Direto de Zurique

Camarotes vazios e venda de ingressos abaixo das estimativas. A Copa do Mundo da África do Sul em 2010 teve receitas de bilheterias e serviços VIP que não encheram os olhos da Fifa e de seus parceiros comerciais. No entanto, a expectativa é de que o Brasil gere lucros muito mais expressivos, que vão acabar cobrindo as perdas no continente africano.

» Veja 50 fotos do Itaquerão, provável palco da abertura

Além da venda de ingressos para os jogos, que vai começar em agosto de 2013, a Fifa também comercializa os chamados "pacotes de hospitalidade", planos que envolvem camarotes e serviços especiais nos estádios, além das entradas para as partidas. Os pacotes vão começar a ser vendidos no próximo mês de novembro.

O diretor-executivo da Match Services, empresa responsável pela comercialização dos "pacotes de hospitalidade" afirma que a perspectiva de negócios no Brasil é extremamente positiva. Segundo Jamie Byrom, será possível reverter os resultados ruins obtidos na África do Sul.

"Nós começamos o processo de vendas dos pacotes de hospitalidade para a Copa de 2010 em setembro de 2008. E aquela altura já sabiamos que não conseguiriamos ter lucros facilmente, devido a uma série de fatores, incluindo a crise financeira", disse o executivo.

"Mas, como em uma partida de futebol, estamos em um jogo de dois tempos. No final do primeiro tempo, nós voltamos para casa com prejuízos bem grandes. Dois a zero para o adversário. Agora todas as indicações são de que o Brasil vai nos dar um segundo tempo muito mais proveitoso", declarou Byrom.

De acordo com o diretor, o interesse pelos pacotes VIP está sendo totalmente diferente do que ocorreu na África do Sul. A meta que foi estabelecida para 2011, três anos antes da Copa, já foi superada em três vezes, em volume de contratos.

"O mundo está olhando para o Brasil de uma forma muito diferente do que estava olhando para a África antes de 2010. A demanda por nossos serviços até agora tem sido impressionante", completou.

Ingressos 2014

A Fifa também está muito otimista em relação a venda de ingressos para as partidas da Copa de 2014. Na África do Sul, a procura por bilhetes só intensificou pouco antes da abertura do evento. Segundo o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, o mesmo não deve ocorrer no Brasil.

"As longas filas da África do Sul também faziam parte da cultura local, já que as pessoas não tinham o hábito de comprar ingressos com muita antecedência. No Brasil, deve ser diferente, porque as pessoas não vão querer correr o risco de ficar sem entrada", disse.

O principal canal de vendas de ingressos para a Copa das Confederações, em 2013, e para a Copa do Mundo, em 2014, será a internet. "Sabemos que nas grandes cidades brasileiras a internet está presente em quase todos os lares. No entanto, o mesmo não acontece no interior do país. Por isso, também teremos outras estratégias de venda para atender a todas as camadas da população", disse Weil.

A Fifa pretende implantar sistemas de call centers para comercializar as entradas. Parcerias com empresas brasileiras também estão sendo cogitadas para aumentar ainda mais os pontos de venda.

Fifa pretende recuperar os gastos que teve na Copa de 2010, na África do Sul
Fifa pretende recuperar os gastos que teve na Copa de 2010, na África do Sul
Foto: Agência Lance
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade