Fifa explica nomes de mascote em eleição e vê escolha aberta "impossível"
21 set2012 - 15h38
(atualizado às 16h03)
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A Fifa divulgou nesta sexta-feira um comunicado para justificar os nomes escolhidos pelo Comitê Organizador Local (COL) e pela própria entidade para concorrer ao batismo da mascote da Copa do Mundo de 2014: Amijubi, Fuleco e Zuzeco. Em meio às críticas que tem recebido dos torcedores, o órgão explicou que não poderia abrir a escolha a sugestões, e que por isso optou por levar à votação nomes que se associem ao significado do Mundial de 2014.
"Chegamos a cogitar um procedimento aberto pelo qual membros do público poderiam sugerir nomes. No entanto, esse procedimento não foi possível devido à complexidade do registro de diversos nomes e da legislação de propriedade intelectual. Mesmo assim, como queríamos muito que os brasileiros pudessem desempenhar um papel ativo no batismo da mascote, decidimos realizar algo inédito e oferecer algumas opções para votação", disse a Fifa em nota.
"Como todo dono de animal de estimação sabe, escolher um nome adequado não é fácil. Batizar uma mascote oficial é ainda mais complicado, pois a denominação precisa ser totalmente nova e inovadora, e nós simplesmente não podemos evitar essas exigências jurídicas. O nome também precisa ser relevante e pronunciável não apenas em um país, mas no mundo todo", acrescentou.
Em meios às explicações dos nomes escolhidos, a Fifa reforçou o argumento inicial de ter escolhido opções que "representam alguns dos elementos mais importantes da Copa do Mundo". A entidade se declarou "contente" com as três opções, associadas a "futebol, ecologia, alegria e comemoração".
"A Fifa e o Comitê Organizador Local examinaram mais de 450 denominações possíveis e chegaram a três nomes: Amijubi, Fuleco e Zuzeco. Estamos contentes com esses três nomes porque eles representam alguns dos elementos mais importantes da Copa do Mundo da Fifa 2014. Ao associar o tatu-bola com nomes que tratam de futebol, ecologia, alegria e comemoração, realmente acreditamos que a mascote representa fortemente o significado desta edição da Copa do Mundo", comunicou a entidade.
Por conta das "exigências jurídicas", a Fifa explicou que não poderia chamar o tatu-bola simplesmente de Tatu-Bola, como recebeu em "vários comentários e sugestões". Satisfeita com os 115 mil votos recebidos do público, a entidade máxima do futebol mundial ainda convoca a torcida para participar da escolha do nome da mascote no site Fifa.com/mascote.
Amijubi, Fuleco ou Zuzeco? Enquanto os brasileiros decidem qual será o nome de batismo do mascote da Copa do Mundo de 2014, o tatu-bola em tamanho real fez sua primeira aparição pública, na manhã desta segunda-feira, no centrol olímpico Artur da Távola, no morro dos Macacos, na zona norte do Rio de Janeiro. O evento foi comandando pelo apresentador Luciano Huck
Foto: Daniel Ramalho / Terra
"Acho que tem um simbologia importante. Não é o bicho mais bonito do mundo, mas é um bicho brasileiro, e que se transforma numa bola. Eu recebi um boneco dele agora, e achei bastante simpático", afirmou o Luciano Huck. "Gosto mais do último nome, do Zuzeco. Eu achei a figura do animal muito mais brasileira do que os nomes", completou o apresentador
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Os nomes escolhidos para batizar o tatu-bola, que acabaram criando polêmica nas redes sociais devido a sua complexidade, foram escolhidos a partir de uma terminologia ecológica
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Amijubi junta as palavras "amizade" e "júbilo", do tupi guarani, onde "juba" significa amarelo - a cor prodominante do mascote
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Fuleco é a soma de "futebol" e "ecologia", e Zuzeco é formado pelos elementos do azul (cor do mar brasileiro) e também ecologia
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Em evento promovido pela Coca Cola, patrocinadora oficial da Fifa e uma das promotoras da eleição oficial que escolherá o nome do mascote pela primeira vez na história dos mundiais da entidade, Amijubi, Fuleco ou Zuzeco fez a alegria das crianças presentes ao evento
Foto: Daniel Ramalho / Terra
O mascote tatu-bola chegou até a dançar funk com os jovens de um projeto mantido pela empresa multinacional na comunidade
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Além da votação oficial no site da Fifa (www.fifa.com), por onde o internauta deixa a sua opção de escolha gratuitamente, a eleição paralela promovida pela Coca Cola será por meio de códigos, que estarão em tampas ou anéis de latas dos produtos da empresa, e que devem ser enviados via SMS para o número 22043, por um aplicativo do Facebook ou mesmo pelo site da multinacional (www.cocacola.com.br) até o dia 19 de novembro
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Os eleitores concorrerão a até oito ingressos para o camarote do próprio mascote, em dois jogos da primeira fase da Seleção Brasileira (em Fortaleza e Brasília), além de cerca de 5 mil tatu-bolas de pelúcia. O mascote, que não é representado apenas por uma pessoa, viajará ainda até o final desta semana para São Paulo, e na semana seguinte, para Porto Alegre, nas duas próximas capitais a receberem a ação promocional