PUBLICIDADE

Terra na Copa

Fifa explica nomes de mascote em eleição e vê escolha aberta "impossível"

21 set 2012 - 15h38
(atualizado às 16h03)
Compartilhar

A Fifa divulgou nesta sexta-feira um comunicado para justificar os nomes escolhidos pelo Comitê Organizador Local (COL) e pela própria entidade para concorrer ao batismo da mascote da Copa do Mundo de 2014: Amijubi, Fuleco e Zuzeco. Em meio às críticas que tem recebido dos torcedores, o órgão explicou que não poderia abrir a escolha a sugestões, e que por isso optou por levar à votação nomes que se associem ao significado do Mundial de 2014.

"Chegamos a cogitar um procedimento aberto pelo qual membros do público poderiam sugerir nomes. No entanto, esse procedimento não foi possível devido à complexidade do registro de diversos nomes e da legislação de propriedade intelectual. Mesmo assim, como queríamos muito que os brasileiros pudessem desempenhar um papel ativo no batismo da mascote, decidimos realizar algo inédito e oferecer algumas opções para votação", disse a Fifa em nota.

"Como todo dono de animal de estimação sabe, escolher um nome adequado não é fácil. Batizar uma mascote oficial é ainda mais complicado, pois a denominação precisa ser totalmente nova e inovadora, e nós simplesmente não podemos evitar essas exigências jurídicas. O nome também precisa ser relevante e pronunciável não apenas em um país, mas no mundo todo", acrescentou.

Em meios às explicações dos nomes escolhidos, a Fifa reforçou o argumento inicial de ter escolhido opções que "representam alguns dos elementos mais importantes da Copa do Mundo". A entidade se declarou "contente" com as três opções, associadas a "futebol, ecologia, alegria e comemoração".

"A Fifa e o Comitê Organizador Local examinaram mais de 450 denominações possíveis e chegaram a três nomes: Amijubi, Fuleco e Zuzeco. Estamos contentes com esses três nomes porque eles representam alguns dos elementos mais importantes da Copa do Mundo da Fifa 2014. Ao associar o tatu-bola com nomes que tratam de futebol, ecologia, alegria e comemoração, realmente acreditamos que a mascote representa fortemente o significado desta edição da Copa do Mundo", comunicou a entidade.

Por conta das "exigências jurídicas", a Fifa explicou que não poderia chamar o tatu-bola simplesmente de Tatu-Bola, como recebeu em "vários comentários e sugestões". Satisfeita com os 115 mil votos recebidos do público, a entidade máxima do futebol mundial ainda convoca a torcida para participar da escolha do nome da mascote no site Fifa.com/mascote.

Entidade culpou "complexidade do registro de diversos nomes"; torcida escolherá entre três opções
Entidade culpou "complexidade do registro de diversos nomes"; torcida escolherá entre três opções
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade