1 evento ao vivo

Fifa inspeciona Castelão e troca informações com autoridades locais

14 set 2012
16h38
atualizado às 17h23

Fortaleza recebeu, na manhã desta sexta-feira, a comitiva da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) para uma visita de inspeção ao Estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão. Com o intuito de tratar de assuntos relacionados ao funcionamento do estádio durante a Copa do Mundo de 2014, cerca de 50 técnicos das duas entidades trocaram informações com representantes do Estado e da Prefeitura de Fortaleza.

"O planejamento operacional da Copa do Mundo é algo muito complexo, que começou desde 2009. São, aproximadamente, 15 áreas operacionais que estão realizando estas visitas aos estádios da Copa e essa é mais uma oportunidade de podermos interagir com as autoridades locais. Inicialmente trabalhamos baseados nas plantas dos estádios e, à medida que as obras foram avançando, passamos a visitar as novas arenas in loco para conhecer os espaços, os acessos, os fluxos de todos os clientes que estarão acessando esses estádios", explicou o diretor do escritório da Fifa no Brasil, Fulvio Danilas.

Entre as informações tratadas pelos técnicos estão os assuntos relacionados a tráfego, segurança, tecnologia, credenciamento, ingressos, imprensa, estrutura para a transmissão de TV, hospitalidade.

"Viemos aqui para afinar os ajustes das operações, porque já estão chegando as competições e queremos que, além de belos jogos, também tenhamos uma boa organização para todo o público que estará presente nos dois eventos (Copa das Confederações e Mundial de 2014)", destacou o diretor-executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade.

A capital cearense foi à última cidade-sede visitada pela comitiva, que antes passou por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Salvador e Recife.

Andamento das obras

Atualmente, o Castelão é o estádio com obras mais avançadas para a Copa de 2014. Com 87% de sua reforma e ampliação já concluídos, o governo do Estado pretende antecipar a sua entrega em 15 dias da data prevista anteriormente.

"Nós tínhamos a data de entrega prevista para 30 de dezembro, mas vamos antecipar esta data para o dia 15 (de dezembro). No entanto, sabemos que concorrer com o Papai Noel é complicado e devemos prorrogar a inauguração para o mês de janeiro. No dia 15 de dezembro, iremos fazer uma celebração para oficializar a conclusão da obra e, posteriormente, faremos um ato inaugural com toda a pompa que os cearenses merecem", esclareceu o titular da Secretaria Especial da Copa (Secopa), Ferruccio Feitosa.

Estádio cearense é o que tem obras mais avançadas para a Copa e já será entregue no final deste ano
Estádio cearense é o que tem obras mais avançadas para a Copa e já será entregue no final deste ano
Foto: Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
publicidade