PUBLICIDADE

Terra na Copa

FIFA: 'não há plano B' para estádios brasileiros

7 mar 2013 - 21h52
(atualizado às 21h53)
Compartilhar

A exatamente 100 dias da Copa das Confederações do Brasil, a Fifa destacou nesta quinta-feira que não tem um "plano B" caso algum estádio não fique pronto a tempo.

Os maiores problemas parecem estar no Maracanã, no Rio de Janeiro, transformado em uma piscina após o temporal que atingiu a cidade na terça-feira e cujas obras foram afetadas por várias greves.

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, destacou que a organização ainda não sabe se o Maracanã estará 100% no dia previsto para sua entrega, 27 de abril, como prometeu o governo.

O tema será objeto de uma reunião nesta sexta-feira entre funcionários da FIFA, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paz e o consórcio Odebrecht.

"Será uma reunião onde se discutirão todas as partes do estádio (...) para garantir que há uma clara compreensão de que deve ser entregue em 27 de abril", revelou o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014.

"O objetivo da reunião de amanhã (sexta-feira) é saber exatamente se será entregue em 27 de abril".

Valcke insistiu em que "não há um plano B" caso o Maracanã ou qualquer outro dos cinco estádios da Copa de Confederações não fique pronto a tempo. "Já vendemos entradas para os seis estados; não há possibilidade de mudar isto, não há plano B".

Como a visita ao Maracanã foi cancelada em razão do alagamento do estádio, Valcke contou à imprensa que sobrevoou o estádio de helicóptero para constatar o progresso das obras, que estão em 87%.

Uma foto do jornal O Globo mostra o campo sem grama e inundado, e apenas uma pequena parte do teto colocado, além de milhares de assentos por instalar. Outras fotos revelam operários retirando a água com baldes.

"É verdade que a inundação não é algo bom, mas pode ocorrer, sempre e quando a data limite (de entrega) seja respeitada", disse Valcke ao concluir no Rio de Janeiro um giro que o levou a outras duas sedes da Copa das Confederações: Recife e Belo Horizonte.

Em um tweet publicado na noite de quarta-feira, Valcke revelou estar satisfeito com a confirmação do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, de que o estádio será entregue no dia 27 de abril.

"O 27/4 é a data (de entrega do Maracanã) que temos. Para nós, sempre foi esta data e nada mudou".

Valcke insistiu na importância de se realizar eventos testes para solucionar problemas antes da data de entrega dos estádios e do primeiro jogo oficial. "Em um mundo perfeito, seriam necessários três (eventos testes), mas podemos viver com dois".

A primeira partida no Maracanã será o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no dia 2 de junho.

Valcke lembrou que todos os ingressos no Maracanã para a Copa das Confederações estão vendidos, o que exigirá a máxima capacidade de funcionamento do estádio.

A Copa das Confederações reunirá oito seleções e será disputada entre 15 e 30 de junho em seis cidades: Rio, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade