PUBLICIDADE

Terra na Copa

Fotografia incrível "transforma" meia francês em anão e causa polêmica

15 ago 2013 - 15h54
(atualizado às 15h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reuters

"Uma imagem vale mais que mil palavras", você já deve ter escutado por aí. Mas não é bem isso: é preciso tomar cuidado ao ver algumas fotografias. Um bom exemplo disso foi o registro feito durante o amistoso entre Bélgica e França, nesta quarta-feira. Olhando para a cena acima, certamente há a impressão de um anão - ou uma criança - em campo. Mas trata-se apenas de um efeito fotográfico obtido por Yves Herman, da agência Reuters.

<p>Por outro ângulo: Valbuena é baixinho, mas não tanto</p>
Por outro ângulo: Valbuena é baixinho, mas não tanto
Foto: AFP

O meia francês Mathieu Valbuena, 28 anos, não é nenhum grandalhão, vale frisar: ele possui 1,67 m - o ex-atacante brasileiro Romário, que ganhou o apelido de baixinho, tem 1,69 m. E seus dois marcadores, os belgas Marouane Fellaini e Vincent Kompany, são bem altos: têm 1,94 m e 1,90 m, respectivamente. 

Acontece que, como o jogador está entre dois "gigantes" na imagem, já haveria a natural impressão de ele ser mais baixo. Mas há um agravante: ele está ligeiramente inclinado para trás, enquanto Fellaini e Kompany estão em pé. "Magias fotográficas", sintetizou o fotógrafo Paulo Whitaker, também da Reuters.  

A foto do "mini" jogador, porém, repercutiu na imprensa europeia, que estranhou a disparidade de tamanho entre o meia francês e os marcadores.  "Valbuena é ananzado por gigantes belgas", escreveu o jornal britânico Metro. "Ilusão de ótica? Fotografia incrível mostra Valbuena ananicado perto do grandalhão Marouane", noticiou o também inglês Daily Mail. 

A partida entre Bélgica e França, realizada na cidade de Bruxelas, terminou com um empate por 0 a 0. "Mostrando que tamanho não é documento", brincou o Metro. 

<p>Imagem de Bolt e raio também impressionou</p>
Imagem de Bolt e raio também impressionou
Foto: AFP

Ainda nesta semana, no domingo, uma outra fotografia chamou a atenção no esporte: a do velocista jamaicano Usain Bolt logo após cruzar a linha de chegada dos 100 m rasos do Mundial de Atletismo, no exato momento em que um raio (bolt, em inglês) caiu sobre o Estádio Luzhniki.

A imagem foi registrada por Olivier Morin, da agência AFP. Clique aqui e saiba como ele conseguiu tal proeza. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade