PUBLICIDADE

Terra na Copa

Gana-EUA, duelo de 'azarões' no Grupo G

15 jun 2014 - 09h20
(atualizado às 10h00)
Compartilhar

Gana e Estados Unidos estreiam na Copa do Mundo na segunda-feira em Natal (19h00), em uma reedição da partida das oitavas de final da África do Sul-2010, mas desta vez aparecem como 'azarões' no Grupo G, que conta ainda com Portugal e Alemanha.

Há quatro anos os africanos venceram as oitavas de final por 2-1, na prorrogação, mas na partida seguinte sofreram uma derrota cruel para o Uruguai nos pênaltis, depois que Gyan desperdiçou uma penalidade máxima no último minuto do tempo extra, um gol que levaria Gana para as semifinais.

Depois de atuar como auxiliar técnico no torneio de 2010, Kwesi Appiah assumiu o comando da equipe e será o primeiro ganense a dirigir as 'Estrelas Negras' em uma Copa do Mundo.

Com duas vagas em disputa, os teóricos favoritos do grupo são Portugal e Alemanha, mas tanto Gana como Estados Unidos demonstraram nos últimos anos que são capazes de derrotar qualquer rival e ninguém descarta uma eventual surpresa entre os classificados.

Gana tem uma base formada por jogadores que são destaques em seus clubes na Europa, como Kwadwo Asamoah (Juventus), Michael Essien e Sulley Muntari (Milan), Kevin-Prince Boateng (Schalke 04) ou Jordan Ayew (Olympique de Marselha).

Além disso, o grupo conta com o artilheiro Abdul Majeed Waris, do Spartak Moscou, mas que passou os últimos seis meses emprestado ao Valenciennes da França.

Do outro lado, a seleção americana, treinada pelo ex-jogador alemão Jurgen Klinsmann, busca a revanche da África do Sul-2010.

"Não nos consideramos os 'azarões', embora muitos nos considerem assim. É provavelmente o grupo mais difícil da Copa do Mundo. Estamos impacientes para jogar a primeira partida contra Gana", afirmou Klinsmann.

O veterano meia Kyle Beckerman disse ter ficado surpreso com a atuação de Gana no amistoso em que a equipe goleou a Coreia do Sul por 4-0 na semana passada, com três gols de Ayew e um de Majeed Waris.

"Jogaram muito bem. São fortes, rápidos e bons tecnicamente. Teremos que fazer um grande esforço".

Appiah, que recebeu o apelido de 'assassino silencioso' por sua maneira taciturna de comandar a equipe, injetou sangue novo no time. Dos 23 convocados, 16 disputarão um Mundial pela primeira vez.

O ex-técnico sérvio Bora Milutinovic, que já comandou várias seleções em Copas do Mundo, incluindo Nigéria, México, Estados Unidos e Costa Rica, apontou na semana passada a seleção de Gana como um grande desafio para os outros times da chave.

GANA: Dauda - Afful, Boye, Jon. Mensah, Asamoah - Rabiu, Muntari - Wakaso, Boateng, A. Ayew - Gyan (cap.). DT: James Kwesi Appiah

ESTADOS UNIDOS: Howard - F. Johnson, Besler, Cameron, Beasley - Bedoya, Beckerman, Jones, Bradley - Dempsey (cap.), Altidore. DT: Jürgen Klinsmann (ALE)

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade