7 eventos ao vivo

Governo antecipa instalação do bicicletário da Arena Pernambuco

19 jun 2013
14h28
atualizado às 14h54
  • separator
  • 0
  • comentários

A assessoria de imprensa da Secretaria Extraordinária da Copa de Pernambuco confirmou à reportagem do Terra que será instalado ainda durante o período da Copa das Confederações o bicicletário da Arena Pernambuco. Alternativa principalmente para moradores de Camaragibe, São Lourenço da Mata e da comunidade de Cosme e Damião, o equipamento tem capacidade para quase 500 bicicletas, segundo a gerente da Secopa, Maria Eduarda Campos. Com isso, os ciclistas devem ter um local apropriado para guardar suas bicicletas a partir da partida entre Uruguai e Taiti, que está marcada para 16h, de domingo.

<p>Pequeno grupo de ciclistas chamou atenção da multidão, que sofreu para ir ao estádio e voltar para casa</p>
Pequeno grupo de ciclistas chamou atenção da multidão, que sofreu para ir ao estádio e voltar para casa
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

A gestora, na última sexta-feira, havia informado que não seria possível instalar o equipamento até o fim da Copa das Confederações. Funcionário do Governo do Estado, no entanto, garante que "está tudo planejado para estar instalado no domingo, só estamos aguardando a empresa que vai instalar porque tem de fixar uma base do bicicletário", afirmou.

Um pequeno grupo de ciclistas se organiza novamente através do Facebook para fazer de bicicleta o trajeto de ida e volta do Recife até a Arena Pernambuco (mais de 30 quilômetros) para a partida que reunirá Itália e Japão, nesta quarta-feira, a partir das 19h, pela Copa das Confederações. Mas o esquema deve ser o mesmo adotado no último domingo.

O secretário Extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, afirma que os agentes da CTTU, guardas municipais da Prefeitura de São Lourenço da Mata e policiais militares foram informados de que será liberada a passagem pelos PVVs de ciclistas portadores de ingresso para as duas partidas. A partir do próximo domingo, o bicicletário deve estar posicionado em frente à Arena Pernambuco, na ala sul.

Segundo fonte do Terra no Governo do Estado, "só falta cimentar o local para fixar o bicicletário". Chama atenção neste caso, no entanto, a falta de informações sobre os equipamentos cicloviários em Pernambuco. Diversas autoridades do Governo do Estado e da CBTU/Metrô do Recife desconheciam a compra do equipamento. E representante do metrô na coletiva da última segunda-feira chegou a afirmar que não havia bicicletários em funcionamento nos terminais integrados de passageiros, quando há um instalado no Terminal Integrado de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. Já os secretários estaduais Danilo Cabral e Ricardo Leitão afirmaram desconhecer o valor do investimento no equipamento.

Para o coordenador da Associação Metropolitana dos Ciclistas do Grande Recife, Érico Andrade, não basta instalar o bicicletário isoladamente. “Uma alternativa seria integrar a bicicleta a outras formas de mobilidade, como o metrô e o ônibus. Ainda estão muito tímidos os investimentos em bicicletários. E não é só a construção que é importante, mas também a segurança da pessoa poder deixar um bem que muitas vezes é o principal meio de locomoção de uma família tranquilamente e pegar um metrô ou um ônibus”, garante ele, que é professor da UFPE e costuma ir diariamente à universidade pedalando.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade