PUBLICIDADE

Terra na Copa

Grécia e Romênia tentam derrubar jejuns em decisão por vaga na Copa de 2014

14 nov 2013 - 14h59
(atualizado às 18h32)
Compartilhar

Grécia e Romênia começarão a disputar nesta sexta-feira, no estádio Georgios Karaiskakis, em Atenas, a repescagem das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014, com o mesmo objetivo, mas atrás de quebrar jejuns distintos.

Os donos da casa, que disputaram o último Mundial, na África do Sul, tentam pela primeira vez emplacar duas classificações consecutivas. Antes de 2010, aliás, os gregos só tinham ido à Copa de 1994, nos Estados Unidos.

Os romenos, por outro lado, buscam vaga que não vem desde 1998, na França. Desde então foram três eliminações, uma delas na repescagem, para a Copa de 2002, quando a Eslovênia levou a melhor, com vitória em Ljubljana por 2 a 1, e empate em um gol em Bucareste.

Para o jogo desta sexta-feira, os donos da casa tentarão colocar em prática sua força defensiva e na experiência de jogadores como o lateral direito Loukas Vyntra (32 anos), os meias Kostas Katsouranis (34) e Giorgos Karagounis (36) e o atacante Fanis Gekas (33).

O técnico português Fernando Santos tem duas dúvidas para a partida. Uma delas é no gol, em que Orestis Karnezis aparece como favorito na disputa com Michalis Sifakis. No ataque, o comandante aguarda a recuperação plena de Giorgios Samaras, que apresenta dores musculares.

A Romênia do técnico Victor Piturca conta com mais problemas para escalar a sua equipe, já que não tem dois desfalques certos, o zagueiro Vlad Chiriches e o meia reserva Mihai Pintilii. Com isso, Florin Gardos aparecerá na defesa, ao lado de Dorin Goian.

Mais uma vez, a expectativa na seleção do Leste Europeu é quanto o poder de decisão do atacante Ciprian Marica, que marcou cinco vezes nestas Eliminatórias. O atleta do Getafe, aliás, marcou os dois gols na vitória contra a Estônia, na última rodada do grupo D, que carimbaram o passe romeno para a repescagem.

Piturca deixou registrada sua indignação com a escolha da arbitragem da partida, sob comando do português Pedro Proença, em trio da mesma nacionalidade que o técnico da seleção grega, Fernando Santos.

"Não acho que possa acontecer algo, mas poderia haver certa simpatia", disse o treinador.

Depois do jogo desta sexta-feira em Atenas, as duas seleções voltarão a se encontrar na terça-feira, no Estádio Nacional, em Bucareste, pela partida de volta.

Prováveis escalações:

Grécia: Karnezis; Torosidis, Papastathopoulos, Manolas e Holebas; Katsouranis, Karagounis e Maniatis; Gekas, Samaras (ou Tachtsidis) e Mitroglou. Técnico: Fernando Santos.

Romênia: Lobont; Matel, Gardos, Goian e Rat; Bourceanu, Cocis, Lazar; Torje, Marica e Stancu. Técnico: Victor Piturca.

Árbitro: Pedro Proença (Portugal), auxiliado pelos compatriotas Bertino Miranda e Tiago Trigo.

Estádio: Georgios Karaiskakis, em Atenas (Grécia).

EFE   
Compartilhar
Publicidade