Um dos embaixadores do Catar durante a campanha do país para ser sede da Copa do Mundo de 2022, o técnico Josep Guardiola teria recebido pelo menos 11 milhões de euros (R$ 29,67 milhões) para apoiar a candidatura. A informação recebe destaque nesta quinta-feira no site do diário alemão Bild.
O periódico cita como fonte a reportagem da revista francesa France Football, que nesta semana publicou um dossiê acusando o Catar de comprar votos de membros do Comitê Executivo da Fifa para ter o direito de organizar o Mundial de 2022. Em dezembro de 2010, o país superou em eleição a concorrência de Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão e Austrália, levando a sede da Copa.
Em sua campanha, os catarianos tiveram como embaixadores astros como o ex-meia francês Zinedine Zidane e Guardiola, que segundo a revista receberam entre 11 e 25 milhões de euros (entre R$29,67 e R$ 67,43 milhões) cada um para apoiar a candidatura do país.
Ex-volante, Guardiola atuou na capital do Catar, em Doha, pelo Al-Ahli, de 2003 a 2005. Como técnico, ele dirigiu o Barcelona entre 2008 e 2012 e assinou contrato para assumir o Bayern de Munique a partir da próxima temporada europeia, em um vínculo válido até 2016.
Durante a candidatura a ser sede do Mundial, o Catar ainda recrutou nomes como o ex-atacante argentino Gabriel Batistuta, o ex-meia holandês Ronald de Boer, o treinador sérvio Bora Milutinovic o ex-atacante camaronês Roger Milla – este teria recebido 5,5 milhões de euros (R$ 14,83 milhões) para representar a campanha do país.
A Fifa e o Comitê Organizador da Copa divulgaram nesta quarta-feira o cartaz oficial da Copa do Mundo de 2014. Confira detalhes do pôster, que contém duas pernas de jogadores (um delas lembrando o cartaz da Copa de 1950), criando um contorno que define o mapa do Brasil recheado de elementos brasileiros:
Foto: Daniel Ramalho / Terra
O desenho da bola no pôster é formado por flores e vegetação típica brasileira, ao lado de uma mulher trajando roupas típicas da Bahia
Foto: Daniel Ramalho / Terra
A capoeira também foi representada no cartaz
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Os tucanos são, junto com as araras e papagaios, um dos símbolos mais marcantes das aves do continente sul-americano e também foram retratados no cartaz
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Bumba-meu-boi ou boi-bumbá é uma dança do folclore popular brasileiro. A produção é da agência brasileira Crama foi escolhido por uma comissão formada Ronaldo, Bebeto, Jerome Valcke, o artista Romero Britto, José Maria Marín e a ministra da Cultura Marta Suplicy
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Um dos mais famosos pontos turísticos do Brasil, a estátua do Cristo Redentor no Corcovado também está presente no desenho
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Além de ser o mascote oficial da Copa de 2014, o tatu bola também marcou presença entre as gravuras que formam a perna dos jogadores no pôster
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Muitos "ícones brasileiros", como a capoeira, as matas, o calçadão do Rio de Janero, o café, o chimarrão, o mico leão dourado, tucano, entre muitos outros, fazem parte do pôster da Copa
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Outra dança típica presente no desenho é o frevo. De acordo com a Fifa, a criação retrata a beleza e a diversidade do Brasil por meio de um desenho colorido, vibrante e carregado de emoção
Foto: Daniel Ramalho / Terra
A Fifa ainda explica que foi levado em consideração o conceito "Todo um país a serviço do futebol - Brasil e futebol, uma identidade compartilhada" na criação da peça