PUBLICIDADE

Terra na Copa

Imprensa internacional destaca aumento de assaltos no País

22 mai 2014 - 09h37
Compartilhar
Exibir comentários
Agência de notícias afirma que o aumento de assaltos no transporte público carioca vem trazendo preocupações para turistas na Copa do Mundo
Agência de notícias afirma que o aumento de assaltos no transporte público carioca vem trazendo preocupações para turistas na Copa do Mundo
Foto: AP

Uma reportagem da agência de notícias AP aponta para um aumento no número de assaltos no Brasil às vésperas da Copa do Mundo, afirmando que o aumento de roubos e furtos em praias, transporte público e pontos turísticos do Rio de Janeiro anulam os progressos registrados nos últimos tempos, com foco tanto no mundial de futebol quanto nas Olimpíadas de 2016. De acordo com a AP, os assaltos em ônibus principal meio de transporte da cidade, dobraram no ano passado.

A AP destaca ainda que nos três primeiros meses do ano, aumentaram em 60% os roubos e assaltos no bairro de Copacabana na comparação com 2013. Segundo Paulo Storani, especialista em segurança que trabalhou 30 anos na polícia do Rio, pelo menos metade das 12 cidades-sede do mundial apresentaram um aumento em delitos violentos, o que ele atribuiu a uma sensação de impunidade.

Segundo a reportagem, os governos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Alemanha alertaram seus cidadãos sobre a quantidade de assaltos em ônibus, bancos e caixas eletrônicos no Brasil. A situação com o transporte público no Rio é tão grave, segundo a AP, que deputados propuseram a criação de um batalhão especial encarregado de vigiar a frota de 9 mil ônibus da cidade, que destaca o aumento de 20% na quantidade de policiais no Rio durante a Copa do Mundo.

A agência afirma ainda que os assaltos não são os únicos riscos no transporte público carioca. A AP lembrou o caso da estudante americana abusada sexualmente em uma van no Rio de Janeiro no ano passado. O noivo da estudante também foi agredido pelo motorista e cobrador, que obrigaram todos os outros passageiros a descerem do veículo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade