1 evento ao vivo

Jornal coloca Platini no meio do escândalo da Copa do Catar

2 jun 2014
22h04
atualizado às 22h05
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
<p>Presidente da Uefa, Michel Platini está envolvido em polêmica</p>
Presidente da Uefa, Michel Platini está envolvido em polêmica
Foto: AFP

O nome do presidente da Uefa, o francês Michel Platini, veio à tona no escândalo de corrupção sobre a escolha do Catar como sede da Copa do Mundo de 2022, revelou o jornal Daily Telegraph", afirmando que ele se reuniu em segredo com o homem forte da candidatura catariana antes da votação.

Em sua edição de terça, o Telegraph diz ter provas de que o presidente da Uefa se reuniu em privado com o catariano Mohamed Bin Hammam, quando era membro do Comitê Executivo da Fifa. Em 2012, Bin Hammam foi banido para sempre por corrupção.

Segundo o jornal Sunday Times, Bin Hammam teria gasto mais de US$ 5 milhões (R$ 11 milhões) para que as autoridades do futebol mundial votassem no Catar. Em sua edição online, o Telegraph informa que o café da manhã entre Platini e Bin Hamman teria acontecido um mês antes da votação do Comitê Executivo da Fifa, em 2 de dezembro de 2010, em Zurique.

Alguns dias depois, antes da votação, o presidente da Uefa foi a um jantar no Elysée, a convite do então presidente francês Nicolas Sarkozy e na presença do emir do Catar e do primeiro-ministro do Emirado.

"Afirmo categoricamente que o presidente Sarkozy não me pediu para votar para que o Catar fosse a sede do Mundial de 2022, nem antes, nem durante, nem depois desse encontro", insistiu o presidente da Uefa em uma entrevista ao jornal esportivo espanhol As.

Nesta segunda, a Fifa anunciou que a investigação sobre a polêmica atribuição do Mundial 2018 à Rússia e o de 2022 ao Catar deve estar concluída até 9 de junho.

Presentes no Brasil antes da abertura da Copa do Mundo em 12 de junho, o presidente da Fifa Joseph Blatter e o secretário-geral dessa organização Jérôme Valcke não quiseram comentar as acusações do Sunday Times.

Veja também:

Vai ter jogo? Editor do L! analisa imbróglio na partida entre Palmeiras e Flamengo pelo Brasileirão
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade