3 eventos ao vivo

Lula ignora polêmica e aprova Estádio Mané Garrincha: "justa homenagem"

8 mai 2013
18h51
atualizado às 19h58
  • separator
  • 0
  • comentários

Após visitar o Estádio Nacional de Brasília nesta quarta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se desvencilhou da celeuma envolvendo o nome oficial do local de abertura da Copa das Confederações de 2013 e aprovou a manutenção do nome Mané Garrincha. De acordo com o político, o campo de jogo faz jus ao tributo prestado ao atleta duas vezes campeão do mundo pela Seleção Brasileira, em 1958 e 1962.

"Uma arena dessa grandiosidade é uma justa homenagem ao grande jogador Mané Garrincha", disse Lula, que visitou o estádio nesta quarta acompanhado do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. O ex-chefe de Estado está em Brasília para uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e aproveitou a passagem para conhecer o Nacional.

O nome oficial do estádio, aliás, esteve envolvido em uma polêmica recentemente – muito embora o local já tivesse o nome do ex-craque antes mesmo da reforma para se tornar uma das sedes das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. Agnelo, porém, havia vetado uma lei para a manutenção da homenagem a Garrincha - veto este derrubado recentemente.

Especulou-se que a Fifa havia vetado a homenagem por não permitir naming rights nos estádios que receberão os dois eventos. Rapidamente, entretanto, a entidade máxima do futebol se pronunciou por meio de nota oficial informando que "não teria problema com um estádio com o nome de uma das maiores lendas das Copas como foi Mané Garrincha, que criou com suas incríveis performances em 1958 e 1962 momentos inesquecíveis para os fãs de futebol".

O Estádio Nacional receberá apenas uma partida da Copa das Confederações: a abertura do torneio, em 15 de junho, com Brasil x Japão. O Mané Garrincha deveria ter sido concluído em 31 de dezembro do ano passado, mas só será inaugurado (mesmo sem estar 100% concluído) em 18 de maio. 

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade