PUBLICIDADE

Messi

Mãos na cintura: Messi é argentino que menos corre na Copa

11 jul 2014 - 16h34
(atualizado às 16h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Se Messi corre, como não vamos correr?

O questionamento de Maxi Rodríguez depois da semifinal contra a Holanda, na última quarta-feira, não é lá amparado na objetividade dos números. Segundo dados individuais da Fifa que foram cruzados com os minutos de cada jogador, Lionel Messi é justamente o jogador argentino que menos corre dentro de campo (ver tabela).

Média percorrida por cada jogador
Lugar Jogador Média por minuto
Lavezzi 122 metros
Rojo 118 metros
Gago 117 metros
Mascherano 112 metros
Higuaín 110 metros
Zabaleta 109 metros
Di María 108 metros
Garay 105 metros
Fernández 105 metros
10º Messi 90 metros

Se levados em conta os dez jogadores de linha que mais foram utilizados nos seis jogos da Copa do Mundo, Messi fica bem distante dos demais colegas de equipe. Ezequiel Lavezzi, com média de 122 metros percorridos por minuto, é quem tem mais fôlego na Argentina. Ele é seguido por Marcos Rojo e por Fernando Gago, sendo que este perdeu o lugar no time. 

Na outra ponta da tabela, Lionel Messi fica distante até dos zagueiros que estão respectivamente em oitavo e nono lugares no ranking de dez jogadores. Garay e Federico Fernández correm, em média, 105 metros por minuto. Messi tem índice de 90 metros. 

Apesar dos elogios por seu esforço em contribuir com a equipe, o camisa 10 argentino também não se destaca no quesito desarmes. Entre os jogadores citados, segundo o Footstats, Messi é o oitavo em bolas roubadas. 

Por outro lado, os mesmos números evidenciam que ele tem contribuído mais na medida em que o torneio tem afunilado. Na primeira fase, Messi tinha um desarme. Já nas três partidas seguintes, contribuiu com nove bolas roubadas. Ele ainda comete mais faltas: de uma nos jogos iniciais para quatro nos últimos três. 

Mais que qualquer sacrifício defensivo, o que os argentinos esperam de Messi para a grande final é que ele volte a decidir. De oito gols marcados na Copa, a Argentina teve participações diretas de seu principal jogador em seis. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade