PUBLICIDADE

Terra na Copa

Marin visitará Barcelona por inspiração para novo museu da CBF

Presidente da entidade viajará à Europa e quer usar modelo do clube catalão para o acervo do futebol brasileiro

7 mar 2013 - 07h22
(atualizado às 07h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Marin busca inspiração para o museu da CBF
Marin busca inspiração para o museu da CBF
Foto: Mowa Press / Divulgação

Um novo museu “com o que há de mais moderno no futebol”. Esta é a pretensão do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, para a nova sede da CBF que está sendo construída na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. E para inspirar o modelo a ser erguido no novo espaço, o dirigente vai visitar o museu de um dos maiores clubes do mundo, o Barcelona, ainda este mês.

“Quando eu for viajar agora para o jogo da Itália, vou fugir nesse intervalo para ver pessoalmente”, afirmou o presidente, em conversa com jornalistas, no encontro do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, junto com a agência de viagens oficial da Fifa (Match), para tratar sobre a questão das acomodações tendo em vista a Copa das Confederações, este ano, e a Copa do Mundo de 2014.

O Brasil enfrenta, em amistoso, a seleção italiana no próximo dia 21 de março, em Genebra, na Suíça, na segunda partida de Luiz Felipe Scolari à frente da Seleção Brasileira. Quatro dias depois, no estádio de Stamford Bridge, em Londres, na Inglaterra, a equipe enfrenta a Rússia. É neste período que Marin pretende visitar as instalações catalãs.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/ranking-fifa//iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/ranking-fifa//iframe.htm">veja o infográfico</a>

“Quero fazer um museu referência para o mundo inteiro, pois o futebol brasileiro tem o maior acervo do mundo”, destacou o presidente da CBF, que explicou ainda que a entidade planeja o museu para o térreo da nova sede, “integrado com o auditório que vamos fazer para 250 pessoas”. “Aqui no Rio nós temos o Cristo (Redentor), o Maracanã, e vamos ter um museu que vai ser atração turística para a criançada. Algo maior que o Museu do Futebol (no Pacaembu), em São Paulo”, completou ainda.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/ranking-fifa//iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/ranking-fifa//iframe.htm">veja o infográfico</a>

Localizado no entorno do Camp Nou, o estádio do Barcelona, e com todos os troféus conquistados em todas as sessões esportivas nos mais de 100 anos de existência, o museu modelo, na opinião de Marin, é tido como referência mundial, é uma atração turística na cidade catalã, e recebe 1,2 milhões de visitantes anualmente, de acordo com o site do clube. Só perde para o Museu Picasso, que leva 100 mil pessoas a mais por ano.

A nova sede da CBF está sendo construída num conjunto de quatro prédios adquiridos ao custo de R$ 70 milhões – hoje, a entidade aluga um andar inteiro de um prédio comercial na mesma Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio. O novo museu do futebol deverá ocupar uma área de 1.200 metros quadrados, sendo que a totalidade do local é de 5.500 metros quadrados. “Deve ficar tudo pronto até o final deste ano”, finalizou Marin. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade