PUBLICIDADE

Terra na Copa

Médicos da Fifa admitem preocupação com Copa de 2022 no verão do Catar

15 mar 2013 - 16h01
(atualizado às 16h41)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Do ponto de vista médico, posso dizer que estamos preocupados, disse Michel D'Hooghe</p>
Do ponto de vista médico, posso dizer que estamos preocupados, disse Michel D'Hooghe
Foto: Getty Images

A equipe médica da Federação Internacional de Futebol (Fifa) se mostrou contra a realização da Copa do Mundo de 2022 durante o verão no Catar. O especialista Michel D’Hooghe mostrou a posição em um debate sobre a realização do Mundial no país árido no mês de junho (no verão) ou se deveria ser remarcado para um período de temperaturas mais amenas.

Hooghe lembrou que os treinos e as partidas serão realizadas sob um clima condicionado que não deve ir muito além dos 21º C, mas fez coro pela multidão de fãs e diretores que acompanharão o torneio ao longo dos cerca de 30 dias de realização. "Pessoalmente, acho que seria uma boa ideia se conseguíssemos realizar a Copa em temperaturas melhores do que no auge do verão do Catar", declarou.

A declaração de Hooghe não repercutiu muito bem junto a Joseph Blatter, presidente da Fifa. Segundo ele, trata-se de "um problema sem solução" e que a decisão precisa partir do comitê organizador. Antes, entretanto, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, havia admitido a possibilidade de a Copa de 2022 ser realizada nos primeiros meses do ano, durante o inverno.

<p>Durante o verão, temperaturas no Catar podem ir além dos 40º C</p>
Durante o verão, temperaturas no Catar podem ir além dos 40º C
Foto: Getty Images

"Do ponto de vista médico, posso dizer que estamos preocupados", acrescentou Hooghe. "Temos que pensar na vida, acima de tudo. E este problema será muito maior para as pessoas que acompanharão o Mundial. O público que terá que viajar de cidade em cidade e viver em temperaturas muito elevadas". Durante o verão, a temperatura pode ultrapassar os 40º C no país localizado no Oriente Médio.

A alteração da data da Copa do Mundo de 2022 tem dividido opiniões entre as confederações continentais de futebol. Responsável pela entidade europeia, Michel Platini se mostrou a favor de o torneio ser disputado sob temperaturas amenas.

A Concacaf, que gerencia o esporte nas Américas Central e do Norte e no Caribe, por sua vez, apoia o Mundial durante o verão catariano. Ainda não há sequer uma previsão para que esse imbróglio seja resolvido.

Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade