PUBLICIDADE

Terra na Copa

Ministro cobra "atrasados" e quer estádios prontos em 2013

6 abr 2011 - 16h44
(atualizado às 18h10)
Compartilhar

Apesar dos atrasos nas obras para a Copa do Mundo de 2014, o ministro do Esporte, Orlando Silva, segue otimista e espera que todas as 12 arenas do evento estejam prontas para a Copa das Confederações, em 2013.

Nenhum dos estádios das 12 cidades-sede está pronto, e os atrasos mais evidentes ocorrem em São Paulo e Natal, que vão fazer arenas novas para o Mundial e ainda não iniciaram os trabalhos de construção.

"Esperamos que essas obras comecem agora em abril", disse Orlando Silva nesta quarta, após visita ao complexo de favelas do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

"Tenho uma visão positiva da preparação do Mundial. Das 12 cidades, dez têm obras em curso e o esforço será entregar todos os estádios antes da Copa das Confederações para que sejam testados", emendou o ministro - a competição que acontecerá um ano antes da Copa servirá de preparação e teste para o evento principal.

Recentemente, Orlando Silva disse que, se as obras não começassem neste mês, poderia haver um "embaraço" e representar um problema para a Copa das Confederações.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, também alertou, na semana passada, para os problemas nos preparativos e chegou a dizer que o Brasil está mais atrasado que a África do Sul, sede do torneio em 2010, na preparação do Mundial.

A arena de Natal está demorando para sair do papel devido a obstáculos no processo licitatório, enquanto o estádio de São Paulo aguarda a solução de entraves burocráticos e financeiros.

O projeto do estádio a ser construído pelo Corinthians tinha orçamento para uma arena com 48 mil espectadores, mas, como a cidade quer sediar a abertura, será preciso ampliar a capacidade para ao menos 65 mil lugares.

O Maracanã, provável palco da final da Copa de 2014, já iniciou as obras e a previsão mais pessimista aponta para a conclusão da modernização do estádio carioca em março de 2013, poucos meses antes da Copa das Confederações.

"Conversei com o governador (do Rio, Sérgio) Cabral e ele reforçou o compromisso em entregar em dezembro de 2012", finalizou Orlando Silva.

Ministro dos Esportes Orlando Silva afirma que Brasil vai se esforçar para ter estádios prontos na Copa das Confederações
Ministro dos Esportes Orlando Silva afirma que Brasil vai se esforçar para ter estádios prontos na Copa das Confederações
Foto: Agência Lance
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade