PUBLICIDADE

Terra na Copa

Na velha conhecida Natal, EUA estreiam na Copa contra algoz Gana

15 jun 2014 - 17h56
(atualizado às 18h14)
Compartilhar

Eliminados por Gana nas oitavas de final há quatro anos, na África do Sul, os Estados Unidos estreiam na Copa do Mundo do Brasil nesta segunda-feira justamente contra o algoz africano, que também os havia derrotado no Mundial de 2006, na Alemanha, contribuindo para sua queda ainda na primeira fase.

A favor dos americanos pesa o fato de jogarem em uma cidade com a qual têm uma longa e especial relação: Natal, onde os EUA montaram uma estratégica base aérea na Segunda Guerra Mundial. De certa forma, o time se sentirá em casa devido ao apoio de muitos potiguares, incluindo descendentes de seus compatriotas militares.

Mas o histórico contra o adversário de amanhã, na Arena das Dunas, não é nada favorável. Em 2006, os americanos perderam por 2 a 1 na última rodada da fase de grupos. Em 2010, o placar foi o mesmo, mas pelas oitavas.

O goleiro Tim Howard, que jogará sua partida de número 101 pelos EUA, e o meia Michael Bradley estavam nos elencos de quatro e oito anos atrás. Recentemente, ambos negaram que sua seleção vá entrar em campo com um desejo de vingança, mas para os ganeses, o discurso não coincide com a postura que os americanos deverão ter em campo.

"Após o que aconteceu nos últimos dois Mundiais, eles buscarão a revanche, e devemos estar preparados para isso", disse o atacante ganês Albert Adomah ao jornal britânico "The Guardian".

Os carrascos dos americanos, por sua vez, chegam a sua terceira Copa do Mundo consecutiva, e o técnico Kwesi Appiah disse que, para passar de fase em um grupo difícil (o D, que conta também com Alemanha e Portugal), é fundamental bater os EUA pela terceira vez seguida.

Os americanos terminaram invictos sua etapa de preparação para a Copa ao vencerem por 2 a 1 a Nigéria, que possui características parecidas com as do time de Gana. Porém, as 'Estrelas Negras' - como são chamados os ganeses - têm a favor mais jogadores que podem fazer a diferença e manter o retrospecto favorável no confronto direto, como os atacantes Kevin-Prince Boateng e Asamoah Gyan e os meias Sulley Muntari, Michael Essien e Kwadwo Asamoah.

Prováveis escalações:.

Gana: Dauda; Opare, Inkoom, Boye e Afful; Asamoah, Essien, Muntari e Ayew; Boateng e Gyan. Técnico: Kwesi Appiah.

Estados Unidos: Howard; Johnson, Cameron, Besler e Beasley; Beckerman, Bedoya, Jones e Bradley; Dempsey e Altidore. Técnico: Jürgen Klinsmann.

Árbitro: Jonas Eriksson (SUE), auxiliado pelos compatriotas Mathias Klasenius e Daniel Warnmark.

Estádio: Arena das Dunas, em Natal.

EFE   
Compartilhar
Publicidade