PUBLICIDADE

Terra na Copa

Palco de sorteio das Eliminatórias da Copa abusa da "brasilidade"

26 jul 2011 - 18h29
(atualizado às 20h42)
Compartilhar
Celso Paiva
Direto do Rio de Janeiro

Se um estrangeiro caísse de paraquedas no palco para acompanhar o sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 no próximo sábado, no Rio de Janeiro, não demoraria mais de 10 segundos para perceber que está no Brasil. A estrutura montada na Marina da Glória abusa das cores verde, amarela e azul, que fazem parte da bandeira do País.

Os convidados já poderão ver logo na entrada o destaque à cor verde. Apesar de estar escrito Red Carpet (tapete vermelho, em inglês), no local onde eles passarão o que se vê é um tapete verde, que segundo a organização é uma adaptação para fazer referência a paisagem nacional e a cor da grama dos estádios de futebol.

O palco que receberá diversos ídolos do futebol, como Zico, Ronaldo e Neymar, e também abrigará exibições de cantores como Ivete Sangalo, Ivan Lins e Ana Carolina, traz a bandeira brasileira em um telão gigante ao fundo e vários detalhes em verde, ressaltando a natureza, sempre muito explorada em eventos que fazem alusão ao Brasil.

No local principal da cerimônia ainda é possível ver duas grandes esferas, semelhantes a metade de um globo terrestre, que durante o sorteio se abrirão para exibir vídeos em dois telões montados dentro desta estrutura. "Para nós é uma grande honra, porque é o começo da Copa no Brasil. A GEO (empresa responsável pela organização do evento) criou um palco que não se assemelha a nenhuma casa de espetáculo no Brasil", afirmou Luiz Gleiser, diretor da Rede Globo, uma das responsáveis pelo sorteio.

No total, foram gastos R$ 30 milhões para montar a estrutura na Marina da Glória. O orçamento foi custeado pela Prefeitura e pelo Governo do Rio de Janeiro, que são os patrocinadores do evento. Durante entrevista concedida hoje, a diretora-executiva do Comitê Organizador Local, Joana Havelange, filha de Ricardo Teixeira, afirmou que o alto custo se deve aos padrões exigidos pela Fifa para realização do evento.

"Para gente criar essa estrutura, a gente recebe todas as requisições da Fifa. O tamanho do palco foi devido aos requerimentos. Este orçamento foi feito devido aos requerimentos da Fifa. Para conseguir atingir esse valores contratamos a GEO (empresa que organiza o evento) e eles conseguiram os patrocínios da cidade e do Estado".

A cerimônia é mesmo tida como o pontapé inicial para a Copa do Mundo de 2014. Durante os dois dias em que está no Rio de Janeiro, a comitiva da Fifa ressaltou isso durante todos os encontros com a imprensa.

Veja palco do sorteio para Eliminatórias da Copa 2014:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade