Após a vitória da Espanha por 2 a 1 sobre o Uruguai, o secretário extraordinário da Copa de Pernambuco, Ricardo Leitão, deu nota oito aos serviços públicos e ao funcionamento da Arena Pernambuco na Copa das Confederações, e acabou sendo muito criticado pela imprensa e via redes sociais. Na coletiva após os três jogos realizados no estado, ele evitou dar uma nova nota, mas sugeriu que quem acompanhou todo o processo fizesse sua avaliação. A reportagem do Terra decidiu, então, fazer uma entrevista com um dos maiores especialistas em transportes do Nordeste.
O engenheiro Oswaldo Lima Neto é professor-doutor da UFPE na área de transporte e foi, até dezembro de 2012, secretário de Serviços Públicos de Olinda. Por duas vezes foi presidente da EMTU (hoje Grande Recife Consórcio de Transporte) durante o governo de Miguel Arraes e chegou a ser também vice-presidente da Empresa Brasileira de Planejamento de Transporte. Atualmente, ocupa o cargo de secretário de Trânsito e Transportes de Olinda.
Veja trajeto de metrô para chegar na Arena Pernambuco:
Na entrevista à seguir, Oswaldo Lima Neto critica a escolha por construir um estádio em São Lourenço da Mata e sugere melhorias para que não se repitam no ano que vem os mesmos transtornos aos torcedores que aconteceram especialmente na partida entre Espanha e Uruguai.
Confira a entrevista na íntegra
Terra - O secretário das Cidades do Estado, Danilo Cabral, afirmou em recente entrevista coletiva que o Governo do Estado tinha 11 opções de locais para construção da Arena Pernambuco. Diante dos muitos problemas enfrentados pela população para chegar e sair do estádio durante os jogos da Copa das Confederações, seria possível dizer que houve erro na escolha do local da sede pernambucana da Copa do Mundo 2014?
Oswaldo Lima Neto - Infelizmente nossa região metropolitana não dispõe de um Plano de Desenvolvimento Urbano que forneça um modelo de crescimento e que estabeleça onde e como localizar as atividades que vão gerar os fluxos. Há um entendimento mundial no urbanismo contra o espalhamento urbano, pois ele encarece, dificulta e muitas vezes inviabilizam o fornecimento das redes de infraestrutura, especialmente de transporte público, que só tem condição de bom funcionamento em locais densos. Pela falta desse modelo que indicasse a melhor localização, o Governo decidiu sua localização em São Lourenço no bojo de uma ideia de puxar o desenvolvimento urbano para o Oeste, esta decisão irá induzir um espalhamento urbano indesejado. Tomemos o exemplo de duas cidades uma a cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, moldada pelo modelo de priorização total do automóvel com 2,5 milhões de habitantes ocupando uma área de 4.288 km² e Barcelona, na Espanha, com 2,8 milhões de habitantes ocupando uma área 160 km². Ou seja: Atlanta é 27 vezes maior em área que Barcelona. Barcelona é uma cidade com uma ótima rede de transporte público e uma vida cultural invejável; o mesmo não podemos falar de Atlanta.
Terra - O Governo do Estado enfrenta algumas dificuldades para efetuar as remoções da população que mora na área em que será construído o terminal integrado de passageiros de Cosme e Damião e o Ramal da Copa, que será a via alternativa de chegada ao estádio. As duas obras são imprescindíveis para a melhoria do acesso ao estádio?
Oswaldo -
Claro que as obras de transporte público são imprescindíveis para o funcionamento do estádio. A não ser que o Governo Federal continue e aprofunde sua política de incentivo a aquisição de automóvel e, além da retirada dos impostos, comece a subsidiar o preço dos veículos, teremos uma população motorizada que dispensará o transporte público, porém não sei se conseguirá acessar o estádio devido aos congestionamentos. Porém, ainda ficam por resolver os idosos e os jovens que não dirigem, sem falar das pessoas portadoras de deficiência, que sequer são consideradas.
Terra - Enquanto secretário do município de Olinda, o senhor chegou a defender publicamente a opção pela construção do estádio na região do Complexo de Salgadinho (entre Recife e Olinda). Ainda acredita que teria sido a melhor localização? A obra poderia ter sido realizada em Olinda a tempo dos jogos da Copa das Confederações?
Oswaldo -
A resposta sobre a localização foi dada acima, é obvio que obras em lugares densos têm de enfrentar problemas de desapropriação o que pode vir a exigir mais tempo, porém pela existência das redes de infraestrutura podem compensar o tempo e os recursos gastos para supri-las onde não existe nada.
Terra - O projeto de Olinda estava intimamente ligado a mudanças no tráfego da Agamenon Magalhães. Depois dos muitos estudos realizados, o senhor acredita que a melhor proposta para a avenida que liga a Zona Sul do Recife à cidade de Olinda seja o Veículo Leve sobre Trilhos sobre o canal, ideia apresentada pelo arquiteto Jaime Lernner de uma via para ônibus elevada por ali ou os viadutos cruzando a via? Proposta que havia vencido o debate e recentemente deixou de ser vista como prioridade para a Copa do Mundo.
Oswaldo -
Os Planos Diretores de Transporte Urbano da RMR têm reafirmado sistematicamente a importância do eixo Norte- Sul de nossa RMR como o principal e mais importante eixo de deslocamento da região. É óbvio que se necessita contemplar este eixo com transporte de massa. Jaime Lerner apresentou um esboço de projeto sobre a Avenida Agamenon Magalhães, porém não considerou os demais aspectos que envolvem uma obra deste porte - por exemplo, o tipo de solo ao longo do canal, o custo desta alternativa. A escolha de uma modalidade de transporte tem de olhar para dois aspectos: o fluxo presente e futuro que deseja atender e seu custo. Na projeção do PDTU/RMR, o corredor Norte-Sul em 20 anos terá uma demanda de até 20 mil passageiros por hora, esta demanda pode ser atendida por um BRT (Sistema de Transporte Rápido por ônibus, no original em inglês Bus Rapid Transit), que pode atender demandas de até 30 mil passageiros por hora a um custo de US$ 8 a 10 milhões/km. Se optar por um VLT com demanda equivalente, o custo sobe para US$25 milhões por quilômetro. E se falarmos de metrô verdadeiro, que transporta mais de 65 mil passageiros por hora, estamos nos referindo a custos de cerca de US150 mihões/km. E mais: o que se necessita não é de uma linha e sim de uma rede. Logo, temos de optar pela modalidade melhor do ponto de vista do custo efetividade: o BRT.
Recife comemora resultados na Copa das Confederações:
Terra - Chegou a tomar conhecimento de outros projetos de estádio que tivessem localização privilegiada? O prefeito Elias Gomes, por exemplo, levou proposta para construção ao lado de uma das maiores estações de integração metrô/ônibus de Jaboatão dos Guararapes.
Oswaldo - Na época da tomada esta opção não foi considerada.
Terra - A Arena Pernambuco fica a 2,3 km metros da Estação de Metrô de Cosme e Damião. É possível tornar a chegada e saída do estádio uma prática simples? Havia ônibus gratuitos durante os jogos da Copa das Confederações e, mesmo assim, houve muitos transtornos aos pagantes neste percurso, especialmente na partida do dia 16 (Espanha x Uruguai). Além disso, os ônibus não devem continuar sendo financiados para uma partida do Náutico ou de outro time que venha a fechar contrato com a Sociedade de Propósito Específico Arena Pernambuco.
Oswaldo -
Obviamente, tem de se manter um esquema de acesso por transporte público à Arena. Os transtornos aconteceram pela imposição da FIFA de isolar uma área de 2 km de raio da arena. Todos sabemos que uma distância aceitável de caminhada a uma parada de transporte público é de 500 m: estamos falando de quatro vezes mais, e o pior é que impuseram o metrô como única alternativa de acesso. O nosso metrô na hora de pico tem a capacidade máxima de 15 mil passageiros por hora (em cada sentido) em intervalos de 4 minutos. Se tudo ocorrer às mil maravilhas, ora imagine dos 42 mil espectadores se 30 mil tivessem de ser escoados pelo metrô, isto levaria mais de 2 horas - insisto, se tudo corresse às mil maravilhas. Vimos que muitas pessoas levaram muito mais do que isto. Teria sido muito mais racional se esta demanda tivesse sido distribuída por linhas de ônibus nos diferentes estacionamentos dos shoppings da cidade se dirigindo diretamente à arena, sem ser obrigado a ir ao metrô, porém isto a Fifa não permitiu. O fato de o estádio não ficar próximo da estação do metrô é um problema que foi incorporado definitivamente à arena. Por exemplo, muitos estádios estão ligados diretamente a estações do metrô, por exemplo, o estádio de Amsterdam, justamente para evitar este problema. Não sobra alternativa do que montar um sistema de linhas de alimentação com capacidade suficiente para atender à demanda. Por ser uma demanda de pico, é uma solução cara.
Terra - Como evitar transtornos especialmente aos moradores da Zona Sul nas partidas que forem disputadas, por exemplo, no horário das 19h, quando o trânsito na Avenida Recife e BR-101 é intenso?
Oswaldo -
Aqui não há saída: ou se busca forma de priorizar o transporte público na circulação e incentivar seu uso ou o congestionamento é um obstáculo previsível.
Terra - A Secretaria Extraordinária da Copa adquiriu um bicicletário com quase 200 vagas e instalou 100 na área da Arena Pernambuco. Seria a bicicleta mais uma alternativa para diversificar os modais em que os torcedores chegam ao estádio, que fica a cerca de 20 km do Centro do Recife? Ou pelo menos para as populações de Cosme e Damião, Camaragibe e São Lourenço...
Oswaldo:
Sem dúvida, com a utilização crescente da bicicleta, o acesso através delas também tem de ser contemplado, ou seja, os bicicletários devem ser em lugar seguro e próximo ao destino, porém estas condições, também não são aceitas pela Fifa.
Terra - Qual o principal legado que deve ficar para o trânsito e o transporte da Região Metropolitana do Recife após a Copa do Mundo?
Oswaldo -
Espero que pelo menos os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste fiquem como legado.
Inaugurada em 14 de abril, a Arena Pernambuco vem recebendo partidas do Náutico
Foto: Portal da Copa/ME / Divulgação
Inaugurada em 14 de abril, a Arena Pernambuco vem recebendo partidas do Náutico
Foto: Portal da Copa/ME / Divulgação
Inaugurada em 14 de abril, a Arena Pernambuco vem recebendo partidas do Náutico
Foto: Portal da Copa/ME / Divulgação
Inaugurada em 14 de abril, a Arena Pernambuco vem recebendo partidas do Náutico
Foto: Portal da Copa/ME / Divulgação
Inaugurada em 14 de abril, a Arena Pernambuco vem recebendo partidas do Náutico
Foto: Portal da Copa/ME / Divulgação
22 de maio de 2013: Com quase cinco meses de atraso, Arena Pernambuco finalmente é inaugurada, com o amistoso entre Náutico e Sporting de Lisboa, de Portugal
Foto: W. Correia Neto / Gazeta Press
22 de maio de 2013: O estádio, em São Lourenço da Mata, receberá três partidas da Copa das Confederações em junho - todas elas pela primeira fase
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
22 de maio de 2013: Bancos de reservas da Arena Pernambuco têm poltronas estofadas
Foto: W. Correia Neto / Gazeta Press
22 de maio de 2013: Funcionários realizam os últimos retoques nas arquibancadas antes de a Arena receber público pela primeira vez
Foto: W. Correia Neto / Gazeta Press
22 de maio de 2013: Sala de preleção nos vestiários teve grama artificial instalada no piso
Foto: W. Correia Neto / Gazeta Press
22 de maio de 2013: Os vestiários dos atletas contam com banheiras
Foto: W. Correia Neto / Gazeta Press
22 de maio de 2013: Imagem de uma das cabines de transmissão da Arena Pernambuco, antes da partida entre Náutico x Sporting de Lisboa
Foto: W. Correia Neto / Gazeta Press
22 de maio de 2013: Lounge para torcedores antes de tomarem assento nas arquibancadas da Arena
Foto: W. Correia Neto / Gazeta Press
14 de abril de 2013: bancos de reservas já estão colocados no gramado da Arena Pernambuco. Estreia oficial do estádio está prevista para o dia 22 de maio, em amistoso que envolverá o Náutico e outra equipe do Sul/Sudeste ou exterior
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
14 de abril de 2013: antes da estreia oficial, no dia 14 de maio, operários da obra terão oportunidade de participar de uma partida, que terá cerca de 15 mil pessoas na arquibancada, inclusive familiares dos trabalhadores
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
14 de abril de 2013: bancos já estão instalados nos vestiários da nova Arena Pernambuco
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
14 de abril de 2013: vestiários contam com banheiras de hidromassagem para auxiliar no trabalho de recuperação física dos atletas
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
14 de abril de 2013: área de aquecimento dentro dos vestiários já está pronto para receber as equipes que jogarão no estádio
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
14 de abril de 2013: Arena Pernambuco ainda passa por algumas reformas do lado de fora do estádio
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
14 de abril de 2013: convidados inauguraram a área vip dentro da Arena Pernambuco, neste domingo
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
24 de março de 2013: Arena Pernambuco divulgou conclusão de plantio do gramado no mês de março
Foto: Rafael Bandeira / Divulgação
20 de fevereiro de 2013: Construtora responsável anuncia conclusão das arquibancadas da Arena Pernambuco, que encerra o mês com 90,10% das obras concluídas
Foto: Rafael Bandeira / Divulgação
17 de janeiro de 2013: palco da Copa das Confederações, a Arena Pernambuco teve as primeiras cadeiras instaladas. Ao todo, o estádio terá 46 mil lugares.
Foto: Divulgação
13 de dezembro de 2012: com 77% de conclusão, a Arena Pernambuco planeja terminar o ano de 2012 com um índice de 85% de avanço; a expectativa inicial era de que o estádio fosse concluído antes da mudança de ano
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
15 de outubro de 2012: em ritmo acelerado, a Arena Pernambuco terminou o mês de setembro com 64% das obras para a Copa do Mundo de 2014 concluídas
2 de outubro de 2012: Foi iniciada, no fim de setembro, a instalação dos pilares metálicos de cobertura que servirão de suporte para a estrutura da cobertura da Arena Pernambuco
Foto: Odebrecht Infraestrutura / Divulgação
2 de outubro de 2012: Ao todo serão instalados 68 pilares de cobertura, destes 22 já estão na obra
Foto: Odebrecht Infraestrutura / Divulgação
13 de setembro de 2012: A visita de representantes da Fifa para discutir o fluxo de pessoas durante a Copa do Mundo não teve entrevistas, apenas pronunciamentos de alguns representantes da entidade, do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife
Foto: Eduardo Amorim/Brisa Comunicação e Arte / Terra
13 de setembro de 2012: Diretor executivo de competições do Comitê Organizador Local, Ricardo Trade disse que as obras estão sendo feitas para "impressionar" aos torcedores e também a quem vai trabalhar, como os jornalistas
Foto: Eduardo Amorim/Brisa Comunicação e Arte / Terra
13 de Setembro de 2012: O Governo do Estado adiou uma coletiva sobre o estágio das obras, em que devem ser discutidas tanto o andamento da obra da Arena como as intervenções viárias. A medida foi tomada para não chocar com a visita da equipe técnica, já que as atenções da imprensa local ficariam voltadas para a possibilidades da Arena Pernambuco vir a ser confirmada como sede da Copa das Confederações, que será realizada em 2013
Foto: Eduardo Amorim/Brisa Comunicação e Arte / Terra
13 de Setembro de 2012: A delegação que realiza a vistoria é formada por 42 pessoas mais os membros do comitê local e representantes do Consórcio responsável pela construção da Arena
Foto: Eduardo Amorim/Brisa Comunicação e Arte / Terra
13 de setembro de 2012: Os visitantes analisaram as operações no estádio nos dias de jogos, para evitar problemas no fluxo de jornalistas, torcedores, jogadores. No grupo, há profissionais especializados em 15 áreas, como mídia, segurança e hospitalidade
Foto: Eduardo Amorim/Brisa Comunicação e Arte / Terra
13 de setembro de 2012: Também participam da visita o diretor do escritório da Fifa no Brasil, Fúlvio Danilas, e os secretário extraordinários da Copa do Governo do Estado, Ricardo Leitão, e do Recife, Amyr Schwartz
Foto: Eduardo Amorim/Brisa Comunicação e Arte / Terra
13 de setembro de 2012: O representante da entidade internacional, Fúlvio Danilas, fez questão de deixar claro que o vistoria é de rotina
Foto: Eduardo Amorim/Brisa Comunicação e Arte / Terra
13 de setembro de 2012: "Estivemos em Salvador e amanhã estaremos em Fortaleza", lembrou Fúlvio Danilas, afirmando que já foi feito o mesmo procedimento também em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte
Foto: Eduardo Amorim/Brisa Comunicação e Arte / Terra
Junho de 2012: Acompanhado de Bebeto e Ronaldo, Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa, visitou a Arena Pernambuco e bateu pênaltis no estádio que receberá os jogos da Copa no Recife
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte Especial para o Terra
Junho de 2012: Ronaldo também cobrou penalidades contra o 'goleiro' André Dias dos Santos, montador de andaimes, que disse não ter defendido nenhum do ex-atacante do Corinthians
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte Especial para o Terra
Junho de 2012: Operários que trabalham na construção da Arena Pernambuco acompanham a visita de Valcke, Bebeto e Ronaldo
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte Especial para o Terra
Junho de 2012: Secretário geral da Fifa (no centro) acompanhou a evolução da obras na Arena Pernambuco, que já está 43% concluída
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte Especial para o Terra
Junho de 2012: Valcke (à dir) ficará no Brasil até o dia 28 de junho e visitará as cidades de Natal e Brasília
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte Especial para o Terra
Junho de 2012: Em entrevista coletiva realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, Valcke não confirmou se Recife irá sediar a Copa das Confederações em 2013
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte Especial para o Terra
18 de maio de 2012: A Arena Pernambuco concluiu o primeiro setor de arquibancadas. De acordo com a construtura responsável, o estádio já conta com 40% de avanço físico
Foto: Eduardo Martino / Divulgação
18 de maio de 2012: A Arena Pernambuco tenta ficar pronta a tempo para a disputa da Copa das Confederações de 2013
Foto: Eduardo Martino / Divulgação
15 de maio de 2012: Arena Pernambuco vai ganhando forma para receber a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014
Foto: Eduardo Martino / Divulgação
15 de maio de 2012: A expectativa é que a sede pernambucana da Copa do Mundo esteja concluída até o mês de dezembro de 2012
Foto: Eduardo Martino / Divulgação
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