PUBLICIDADE

Terra na Copa

PE celebra aval, mas espera confirmação da C. das Confederações

9 mai 2012 - 17h08
Compartilhar
Eduardo Amorim
Direto do Recife

Segundo o secretário extraordinário da Copa do Mundo Brasil 2014, Ricardo Leitão, o Governo do Estado de Pernambuco continua aguardando a confirmação oficial da Fifa de que a Arena Pernambuco será um dos estádios sede da Copa das Confederações, para antecipar o cronograma de obras.

"Recebemos com satisfação a notícia pelo fato de ter sido uma garantia dada pelo presidente do Comitê Organizador Local (Col), após uma reunião com o secretário geral da Fifa e o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo", disse Leitão, em entrevista ao Terra, sobre as declarações do presidente da CBF, José Maria Marin, que em Zurique mostrou confiança de que Salvador e Recife sediarão o torneio preparativo.

Mas ele faz questão de ressaltar que ainda não é uma informação oficial, apesar de ser de uma fonte "que tem a maior credibilidade". Leitão afirmou que com a oficialização das sedes nordestinas, o cronograma das obras poderá ser antecipado, para garantir com ainda mais segurança que até fevereiro estejam concluídos tanto os serviços de infra-estrutura quanto a construção da Arena Pernambuco. "Quanto mais cedo for a confirmação oficial da Fifa, mais seguro será o esforço de antecipação", ressaltou.

Enquanto a confirmação não chega, nesta quinta-feira, a partir das 20h, no Paço Alfandega, será apresentado o painel "Smart Cities: O legado de 2014".

A apresentação faz parte da Expoidea 2012 e tratará dos empreendimentos imobiliários que serão construídos no entorno da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (Região Metropolitana do Recife). O projeto está sendo concebido para tornar-se a primeira smart city (cidade inteligente, em inglês) da América Latina, criando um modelo diferenciado de qualidade de vida para moradores e visitantes. Estarão representados o Consórcio Arena Pernambuco, a Secretaria Extraordinária da Copa e a multinacional NEC.

Além de apresentar o legado da Copa para Pernambuco, o painel abordará as possibilidades de investimentos gerados pelo Mundial no aspecto público e privado, com destaque para os benefícios destinados à população. Além de um grande complexo de entretenimento com shoppings, cinemas, teatros, bares e restaurantes, o entorno da Arena Pernambuco também deve receber um campus universitário, uma arena indoor, hotéis e centro de convenções, unidades comerciais e empresariais e uma área residencial, além de prédios públicos como o Centro de Comando e Controle Integrado do Governo do Estado.

Orçado em R$ 98 milhões e com recursos já garantidos pelo Governo do Estado, o CCCI vai abrigar todos os serviços de emergência que estão à disposição da população e são oferecidos por um total de 29 órgãos, entre eles a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), o Corpo de Bombeiros, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a empresa de meteorologia Climatempo.

Pernambuco espera a confirmação da Copa das Confederações
Pernambuco espera a confirmação da Copa das Confederações
Foto: Divulgação
Fonte: Brisa Comunicação e Arte – Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade